{Resenha} Me Chame Pelo Seu Nome



Título: Me Chame Pelo Seu Nome
Autor: André Aciman
Editora: Intrínseca
Tradução: Alessandra Esteche
ISBN: 9788551002735
Número de Páginas: 288
Ano: 2018
Classificação: 

A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver.
Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.
Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.

Indicado ao Oscar desse ano, o filme de Me Chame Pelo Seu Nome atraiu bastante os críticos e cinéfilos - e me atraiu também. Foi uma das situações em que você assiste o filme primeiro sem saber que ele é uma adaptação de um livro. Houve um sentimento de identificação com personagem muito um carinho muito grande pelo filme, por conta de sua delicadeza e franqueza, que só aumentou quando eu terminei de ler o livro. Obrigado, André Aciman.

O enredo do livro é bem simples. Se passando nos anos 80, o pai de Elio, nosso protagonista de 17 anos, recebe, todo ano em sua casa, um estudante e escritor por seis semanas. Elio já está acostumado com essa rotina anual em sua casa durante o verão na Itália, porém, dessa vez, o estudante-escritor é Oliver, um rapaz de 24 anos, que mudará a vida de Elio para sempre.

O garoto acaba se encantando por Oliver, deixando seus pensamentos e emoções uma confusão. Os dois, em meio a passeios de bicicleta pela Itália, música, literatura, jantares e cafés da manhã, acabam descobrindo sentimentos, os levando a questionar suas ações e se devem negar ou se entregar a grande paixão. Uma luta entre cérebro e coração.

Me Chame Pelo Seu Nome é narrado por Elio, porém, não é uma narrativa comum. É uma narrativa bem intensa e até um pouco eu-lírica, que disseca cada pensamento de Elio, tudo de uma forma bastante poética e envolvente. É incrível acompanhar as emoções e sentimentos a flor da pele do garoto, em que cada ação é descrita da melhor forma possível, assim como as suas confusões e questionamentos. As vezes os diálogos apenas acontecem na mente do garoto, ou então a narração de uma cena é interrompida por um pensamento de Elio. Quem viveu um amor intenso ou apenas é intenso, irá se identificar com Elio, como aconteceu comigo.

Apesar de não costumar ler muito romance, tenho que dizer que Me Chame Pelo Seu Nome é um incrível. Poético e envolvente, acabamos entrando e se comovendo com romance entre os dois, em meio a descobertas e um amor proibido. Apesar de tratar de questões LGBT, por conta da bissexualidade (o que eu achei uma representatividade muito legal, já que não é muito abordada em outros livros), o foco principal do livro não é esse, mas sim o amor e o quão intenso ele pode ser. André Aciman construiu uma obra prima.

Durante a narrativa, a questão da ambientação é muito bem trabalhada, nos levando a uma atmosfera um tanto bucólica. Ao decorrer da leitura, é muito fácil imaginar as paisagens, sentir os cheiros, o ar, o calor, sendo tudo bastante sensitiva e sinestésica. A história de Elio e Oliver consegue ser, além de intensa, bastante sensível e de fácil imaginação quanto a ambientação.

Se eu tivesse que descrever o livro com uma palavra, além de intenso, ela seria "real". Um romance arrebatador e extremamente sensível, regado com um realismo impressionante (poderia muito bem ser uma história de qualquer pessoa existente), juntamente com uma narrativa incrivelmente poética e reflexiva. Me Chame Pelo Seu Nome ficará marcado em mim, sendo um dos melhores romances que eu já li até hoje, pois conseguiu me atingir emocionalmente de uma forma que nenhum outro livro conseguiu. Incrível, sensível, poético e intenso.
  

0 comentários :

Postar um comentário