{Resenha} Os 27 Crushes de Molly



Título: Os 27 Crushes de Molly
Autor: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788551002360
Número de Páginas: 320
Ano: 2017
Classificação: 

Molly já viveu muitas paixões, mas só dentro de sua cabeça. E foi assim que, aos dezessete anos, a menina acumulou vinte e seis crushes. Embora sua irmã gêmea, Cassie, viva dizendo que ela precisa ser mais corajosa, Molly não consegue suportar a possibilidade de levar um fora. Então age com muito cuidado. Como ela diz, garotas gordas sempre têm que ser cautelosas.
Tudo muda quando Cassie começa a namorar Mina, e Molly pela primeira vez tem que lidar com uma solidão implacável e sentimentos muito conflitantes. Por sorte, um dos melhores amigos de Mina é um garoto hipster, fofo e lindo, o vigésimo sétimo crush perfeito e talvez até um futuro namorado. Se Molly finalmente se arriscar e se envolver com ele, pode dar seu primeiro beijo e ainda se reaproximar da irmã.
Só tem um problema, que atende pelo nome de Reid Wertheim, o garoto com quem Molly trabalha. Ele é meio esquisito. Ele gosta de Tolkien. Ele vai a feiras medievais. Ele usa tênis brancos ridículos. Molly jamais, em hipótese alguma, se apaixonaria por ele. Certo?
Em Os 27 Crushes de Molly, a perspicácia, a delicadeza e o senso de humor de Becky Albertalli nos conquistam mais uma vez, em uma história sobre amizade, amadurecimento e, claro, aquele friozinho na barriga que só um crush pode provocar.

Meu primeiro contato com Becky Albertalli foi com Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, que acabou se tornando um dos meus livros favoritos, assim como a autora. Quando surgiu a novidade de que a Intrínseca lançaria um segundo livro da autora, veio a animação. Becky conseguiu me conquistar de novo com a história de Molly, que engloba diversos temas. gerando uma grande representatividade.

A nossa protagonista é Molly Perkin-Suso, uma adolescente de 27 anos que já teve 26 crushes, porém, a insegurança da garota falou mais alto, afinal, garotas gordas têm que ser cautelosas (palavras de Molly), então ela nunca beijou. A sua insegurança é sustentada pelo fato de Molly ser irmã gêmea de Cassie, que é completamente diferente dela, tanto fisicamente quanto a personalidade. Mas as coisas começam a mudar quando Cass conhece Mina e começa a namorá-la, pois ela tem um melhor amigo hipster que tem grande potencial de ser o crush número 27 de Molly, levando a garota a considerar deixar a segurança um pouco de lado e se arriscar.

Em contra ponto, no trabalho de férias, numa loja que ela gosta muito, por lembrar os cenários do Pinterest de decoração que tanto adora, Molly acaba conhecendo Reid Wertheim, que difere bastante dos outros garotos presentes na lista de crushes da garota, pois é um tanto esquisito e nerd, porém, acaba impactando um pouco da vida de Molly.

É em meio a inseguranças e inexperiências adolescentes que Becky Albertalli nos leva no enredo de Os 27 Crushes de Molly. É um livro que tem como base um romance romance adolescente, mas que, em meio a isso, engloba diversas coisas, como relacionamento familiar, companheirismo entre irmãos, representatividade lgbt, gordos, ansiedade, depressão e até um pouco de racismo e feminismo. É um livro recheado de diversidade que merecem ser abordadas. Becky vem discutir padrão novamente nesse livro.

Becky novamente nos presenteia com um livro incrível. Sua escrita, como apresentada em Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, é bem leve, divertida e sutil. A maneira com que Becky consegue abordar temas que ainda podem ser considerados tabus na sociedade de uma forma sutil e ainda assim efetiva é impressionante, nos levando a questionar durante a leitura, que, por sinal, é bem fluída.

Os personagens criados por Becky são muito legais e reais. Há como se identificar por pelo menos algum, ou pegar uma característica de cada um, por exemplo. Um bônus, que eu não estava ciente, é que a história se passa no mesmo "universo" do livro anterior, tendo assim, a participação de alguns personagens de Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, inclusive o próprio Simon, sendo algo muito legal para quem gostou do outro livro e ficou com aquele gosto de "quero mais". A aparição de alguns personagens também servem para inserir referências nerds, por exemplo, como Game Of Thrones, Star Wars, Tolkien, algo que me fez gostar bastante e me identificar.

Algo que merece ser mencionado é a mudança da capa nacional, que é diferente da americana ou britânica. Ela representa muito bem a base da história e representatividade, pois, assim como a própria Becky comentou quando viu a capa, não é sempre que vemos um personagem como Molly na capa de um livro, representando assim diversos leitores.

Os 27 Crushes de Molly é um livro que merece uma atenção especial. Além do enredo bastante atual e real, afinal, todo adolescente passa por inseguranças e tem seus crushes (acredito que eu teria gostado ainda mais da leitura se tivesse lido na faixa dos 16-17 anos), há uma representatividade enorme, questionando o padrão que encontramos na sociedade. É uma leitura recomendável para todos.

0 comentários :

Postar um comentário