{Resenha} Mitologia Nórdica



Título: Mitologia Nórdica
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Tradução: Edmundo Barreiros
ISBN: 9788551001288
Número de Páginas: 288
Ano: 2017
Classificação: 

Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte.
Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.
Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.
Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente.

Se eu não me engano, meu primeiro contato com Neil Gaiman foi com Coraline, que está entre os meus livros e filmes favoritos. Depois eu li sua releitura de João e Maria e, agora, pude conferir a narrativa de alguns contos da mitologia nórdica Neil através desse livro (muito bonito) publicado pela editora Intrínseca.

Eu sempre gostei de mitologia. Acompanhei grande parte dos livros do Rick Riordan, sobre mitologia grega e romana e também li o primeiro volume de Magnus Chase e os Deuses de Asgard, que também é sobre literatura nórdica, mas ver como Neil Gaiman abordou os personagens e suas histórias foi algo muito legal e divertido.

Logo no início, Neil nos escreve uma espécie de posfácio, explicando o porque de ter feito um livro assim. Assim como a maioria de nós, um dos primeiros contatos com a mitologia nórdica foi através dos quadrinhos de Thor, que, posteriormente, teve um papel muito grande na vida de Gaiman. Ele nos explica que, ao decorrer do tempo, os mitos nórdicos foram se perdendo, e dada a sua importância para o autor, ele se viu querendo recontar alguns desses contos remanescentes, de uma maneira diferente, dando origem ao Mitologia Nórdica.

O livro em si não é algo inédito, já que Neil Gaiman pegou quinze contos da mitologia nórdica, organizou e recontou à sua maneira, mas permanecendo o mais fiel possível aos originais. Os contos, apesar de serem independentes entre si, possuem uma ordem cronológica, indo desde a criação do mundo até o seu fim, quando ocorre o Ragnarok. Através desses contos, passamos a conhecer um pouco mais os personagens, como Odin, Thor, Loki, Fregga, Heimdall e outros. É interessante ver que alguns desses personagens, como Thor, principalmente, possui uma personalidade um pouco diferente da qual conhecemos atualmente, por conta da Marvel, por exemplo, assim como situações que acabam sendo inéditas, como o fato de Loki ser irmão por juramente de sangue de Odin, e não de Thor como achávamos.

A escrita de Neil Gaiman é impecável. Por se tratar de contos não tão conhecidos e com termos que podem ser considerados até um pouco difíceis, o autor passa os mitos de uma forma bem simples e leve, com um ar de oralidade. É como se estivéssemos numa fogueira junto com vikings escutando os contos. É um livro bem divertido, que tem uma leitura bastante fluída e que pode ser facilmente lido em um dia. A narrativa também se adéqua ao público infantil e juvenil, sendo bastante democrática.

A edição da Intrínseca, como já era esperado, é sensacional. O livro possui capa dura, guardas coloridas, desenho nas introduções de capítulos com cores diferentes, além de possuir uma diagramação bem agradável. É um livro que deve estar na estante ou nas mãos, enquanto contamos ou lemos os mitos. É um trabalho bem bonito e impecável!

Como já dito, os contos seguem uma cronologia, iniciando no começo do mundo e terminando no Ragnarok, e é nesses contos que acabamos sabendo sobre a origem de alguns deuses, como Thor obteve seu martelo Mjölnir, algumas das "travessuras" de Loki, a origem da poesia ruim, como é a árvore do mundo, Yggdrasil e mais diversas coisas. A mitologia nórdica é riquíssima e ter um contato maior com ela através das palavras de Neil Gaiman é algo indispensável, principalmente pra quem gosta de mitologias. É um livro altamente recomendável.

7 comentários :

  1. Olá.
    Tudo bom?
    Infelizmente não sou fã de mitologia, mas adoro a escrita do autor , vamos ver se me empolgo em ler sabendo que são contos.
    Gostei dá sua resenha sincera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante esse livro gostei bastante da sua resenha, vc coseguiu descrever bem a história, sempre gostei desse tema mas estava em duvida agora eu necessito comprar

    ResponderExcluir
  3. Ola, amo mitologia, li um punhado de livros dentro de mitologia. Esse ainda não. Só que esse não me chamou a atenção. Não é algo novo, é só uma reescrita de contos antigos. Achei genial a ideia, e só o nome do autor já vende, mas não me interessei.
    Obrigada pela dica,
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas.

    Eu não conhecia este livro e achei bem interessante mesmo não tendo hábito de ler sobre mitologia. Mas vou deixar a sua dica anotada porque a capa é bem legal e sua resenha despertou uma leve curiosidade.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi! Esse livro já me conquistou pelo título e capa, mas por preconceito achava que seria uma leitura maçante rsrs Que bom que parei para conferir sua resenha e me deparar com uma premissa maravilhosa. Sou fanática por mitologias e com certeza vou adicionar à minha lista de leitura. Já tinha visto em algum lugar sobre Loki ser irmão de Odin na mitologia clássica. É uma ótima obra para conhecer melhor esses detalhes, e o autor é sempre bem comentado.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tudo bom?
    Faz alguns meses que estou com o e-book desse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Mas, fiquei ainda mais curiosa para ler.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  7. Super interessante esse livro.
    Sou muito fã de mitologias.
    Gostei bastante da sua resenha

    ResponderExcluir