{Resenha} Caraval



Título: Caraval (Caraval #1)
Autor: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581638560
Número de Páginas: 400
Ano: 2017
Classificação: 

Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.
Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.
O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

É um tanto engraçado começar a ler um livro sem saber nada sobre ele. A expectativa é nula, o que acaba tornando as coisas um pouco mais fáceis, acredito, em caso de "decepções", porém, quando acaba sendo uma surpresa positiva, tornando a leitura um pouco mais divertida e interessante. E foi o que aconteceu comigo durante a leitura de Caraval, de Stephanie Garber. 

O livro tem como protagonista Scarlett Dragna, que vive em uma pequena ilha, juntamente com sua irmã mais nova, Donatella e seu pai, o Governador Dragna. As irmãs começaram a ter uma vida um tanto conturbada depois que sua mãe fugiu de casa, que foi quando o pai se tornou um tanto rígido quanto a criação das filhas e violento na hora de puní-las. 

Desde pequena, Scarlett mandava cartas para o Mestre Lenda do Caraval, porém, nunca recebia respostas. Os anos se passaram, a mãe não estava mais presente, as irmãs temiam o pai e Scarlett havia sido prometida a casamento a um Conde, que ele nunca tinha visto - apenas recebido cartas -, por conta de seu pai. A garota já havia se esquecido, praticamente, do Mestre Lenda, focando na realidade, mesmo que não exatamente aquilo que sonhava. Porém, ela acaba recendo uma resposta de Lenda, depois de sete anos, um convite para participar do Caraval, o que pode mudar alguns pensamentos e decisões.

Temendo o pai, Donatella não perde a oportunidade de ir para a ilha do Caraval como forma de deixar sua vida para trás e acaba levando Scarlett, juntamente com Julian, um marinheiro. Lá, Scarlett descobre que tudo faz parte de um jogo, com duração de cinco noites, em que o que parece ser real não é tão real assim. Tella desaparece no início e Scarlett se vê numa ilha desconhecida juntamente com  Julian, que ela também não conhece muito bem, em que tudo pode acontecer, valendo um desejo como prêmio para o vencedor.

Stephanie, então, faz com que o enredo gire em torno do jogo do Caraval, nas indagações de Scarlett enquanto busca sua irmã, no limite da duração de cinco dias, juntamente com Julian, o marinheiro um tanto misterioso, numa jornada cheia de cores e magia, incluindo bastante mistério, amor fraternal e romance.

Desde o início, Caraval se mostra uma leitura bastante intrigante. Stephanie teve uma ideia bastante divertida e original, mesmo sendo possível encontrar algumas "referências" de outros livros ou filmes de fantasia. Sua escrita é bastante descritiva, com bastante cor e sensações, porém, sem deixar que o texto se torne maçante ou lento, muito pelo contrário, pois a leitura se torna cada vez mais fluida e instigante, tornando a visualização do mundo criado por Garber muito mais fácil e divertida.

Os personagens e cenários criados por Stephanie em Caraval merecem destaque. Ao decorrer da leitura, é bastante evidente o desenvolvimento de personalidade de alguns personagens, seja positivo ou negativo, não no sentido de ser ruim, mas uma regressão na personalidade quanto em contato com a magia do jogo do Caraval.

O livro em si não possui muitas reviravoltas de cair o queixo, porém segue uma linearidade muito interessante, pois acabamos conhecendo o a ilha e o jogo juntamente com a personagem principal, tornando assim uma jornada conjunta. É muito interessante ver como Stephanie Garber leva o enredo, com os personagens correndo atrás de pistas para desvendar o mistério do jogo e receber o prêmio.   

Sendo o primeiro livro de uma trilogia, e livro de estreia da autora, Caraval cumpre todas as expectativas e deixa com gosto de quero mais. O livro, ainda em pré-venda aqui no Brasil pela Novo Conceito, é capaz de prender os leitores numa história mágica, divertida, provocar algumas reflexões. Estou ávido pela continuação.

0 comentários :

Postar um comentário