{Especial Aconteceu Naquele Verão: Resenha} Aconteceu Naquele Verão



Título: Aconteceu Naquele Verão
Organizadora: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Tradução: Ana Rodrigues, Flora Pinheiro, Larissa Helena
ISBN: 9788551001158
Número de Páginas: 384
Ano: 2017
Classificação: 

Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles Cassandra Clare, Veronica Roth e Stephanie Perkins.
Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.
Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz.
A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.

Stephanie Perkins decidiu organizar outra antologia temática. Em 2014, Stephanie organizou a antologia O Presente do Meu Amor com contos de diversos autores conhecidos sobre a época natalina, que foi uma experiência legal, porém não preencheu as "expectativas". Dessa vez, Perkins convidou autores diferentes parar usar como plano de fundo contos o verão e deu bastante certo, resultando numa antologia muito divertida, emocionante e romântica (até um pouco aterrorizante).

Pra quem não sabe o que é antologia, são um conjunto de histórias que não tem ligação, apenas tendo um tema em comum, que, no caso, como dito anteriormente, é o verão. Com o público jovem adulto como foco, os contos, em sua maioria, contam histórias de férias de verão, tendo adolescentes como protagonistas. Há histórias que contém fantasia, com monstros do lago e zumbis, outras com personagens lgbt, outras com um toque de terror, outras bem dramáticas e outras bem divertidas.

Eu não sou o maior fã de contos, principalmente os românticos, porém Aconteceu Naquele Verão me agradou de uma forma totalmente inesperada. Os autores, em sua maioria, conseguiram equilibrar bem e fazer histórias muito legais em poucas páginas (cada conto possui umas 30 páginas, mais ou menos), fugindo um pouco do clichê romântico adolescente e adicionando fatores bem interessantes em suas histórias. 

Algo bem legal foi conhecer o trabalho de autores que eu não conhecia ou que conhecia e ainda não tinha lido nada. Nomes que eu nunca tinha ouvido falar me surpreenderam de uma tal forma, que despertou o interesse de conhecer outros trabalhos dos autores, como Tim Ferdele, Lev Grossman e Jon Skovron. Houve também o interesse em conhecer o trabalho de autores que eu há conhecia como Leigh Bardugo, Libba Bray e Jennifer E. Smith. Por incrível que pareça, o conto que menos me agradou foi de uma autora que eu mais conhecia o trabalho, Cassandra Clare.

Um ponto muito legal, que também teve na outra antologia, foi a capa, que é muito bonita, com os personagens. É muito legal ler os contos e identificar os personagens na capa, que estão muito bem representados. Você se pega voltando para a capa para identificá-los, tornando a leitura algo bem mais divertido e um tanto interativa.

A leitura de Aconteceu Naquele Verão foi bem divertida e eu recomendo para qualquer pessoa que goste de contos bem inscritos, independente se conhecer ou não algum autor participante, pois eu mesmo conhecia o trabalho de poucos e me surpreendi. É um experiência muito legal, principalmente quando lida no tempo certo: no verão. Muito legal! 

Ao decorrer da semana terão mais posts de diferentes temas sobre o livro, então aguardem porque tem mais um pouco de verão pela frente.

0 comentários :

Postar um comentário