{Resenha} Agora e Para Sempre, Lara Jean



Título: Agora e Para Sempre, Lara Jean (Para Todos os Garotos que Já Amei #3)
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788551001981
Número de Páginas: 304
Ano: 2017
Classificação: 
Série: Livro 1: Para Todos os Garotos que Já Amei
          Livro 2: P. S.: Ainda Amo Você

Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta.
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

Às vezes acontece de um autor pretender terminar a história em determinada quantidade de livro, mas os fãs acabam pedindo por mais e Agora e Para Sempre, Lara Jean entra nesse caso. Jenny Han pretendia acabar a história de Lara Jean em PS.: Ainda Amo você, mas decidiu escrever esse livro a pedido dos fãs, o que acaba gerando certo receio na hora de ler, pois corre o risco de ser uma história descartável ou até mesmo estragar o processo dos dois livros anteriores, mas ainda bem que não foi o caso.

Nesse livro, Lara Jean está encerrando mais um ciclo de sua vida: está terminando o colégio e lidando com as inscrições e respostas de faculdades. A garota tem tudo planejado, como de costume, pretende ir para a mesma faculdade que Peter, está organizando o futuro casamento de seu pai, fazendo planos para o baile de formatura, porém, nem tudo acaba sendo exatamente como a gente planejou, o que faz com que Lara Jean entre em conflito com ela mesma, tendo que tomar decisões que poderão mudar o seu futuro e o de outras pessoas também. Temos uma intensa batalha entre razão e emoção.

Quem leu os dois primeiros livros pode sentir uma diferença na atmosfera nesse livro, pois realmente ele é diferente. Enquanto nos outros livros tivemos um foco maior no romance de Lara Jean e Peter, Jenny Han no presenteia Agora e Para Sempre, Lara Jean como uma conclusão, onde várias pontas acabam se fechando e ciclos se encerram de uma forma bem real e sensata. Portanto, esteja com a mente "aberta" quando iniciar a leitura e preparado para dar tchau.

Se no primeiro livro tínhamos uma Lara Jean mais madura e no segundo uma mais insegura, em Agora e Para Sempre, Lara Jean, temos uma protagonista que chegou onde deveria chegar. Apesar de todas as mudanças, a garota Song se mostrou bastante madura nas medidas de decisões e no modo como lidou com algumas situações. É algo bem legal para quem acompanhou a evolução da protagonista e seu amadurecimento.

A leitura continua bastante fluida e rápida, com momentos bastante divertidos e outros bem reais (quem passou pela fase de vestibular com certeza irá se identificar em algum momento). Os outros personagens também têm seus momentos, cada um com a sua "conclusão", com grande destaque para Kitty, uma das minhas personagens favoritas, e para o pai das irmãs Song.

Jenny Han criou uma história e personagem marcantes, cativante e, principalmente, real. Por mais que não seja o tipo de livro que eu costumo ler normalmente, criei um carinho especial pela trilogia de Lara Jean. São livros que eu recomendo para qualquer tipo de leitor, pois, de alguma forma, a história das irmãs Song irá mexer com você. Adeus, Lara Jean.

0 comentários :

Postar um comentário