{Resenha} P. S.: Ainda Amo Você



Título: P. S.: Ainda Amo Você (Para Todos os Garotos que Já Amei #2)
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788580578690
Número de Páginas: 304
Ano: 2016
Classificação: 
Série: Livro 1: Para Todos os Garotos que Já Amei

Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

O primeiro livro da trilogia, Para Todos os Garotos que Já Amei, já foi uma surpresa bastante positiva para mim, sua continuação, P. S.: Ainda Amo Você, conseguiu seguir um caminho parecido, apesar de bastante diferente, e me agradar tanto quando o primeiro. Jenny Han explorou um novo lado de Lara Jean, bastante coerente com as mudanças que estão ocorrendo em sua vida. Se tratando da resenha do segundo livro de uma trilogia, já adianto que poderão haver spoilers do primeiro livro.

Depois de ter suas cartas de amor enviadas misteriosamente no primeiro livro (que agora já não é mais mistério), Lara Jean teve que lidar com as consequências, resultando num namoro de mentira com Peter Kavinsky, porém, eles foram pegos pela paixão. Nesse livro, o que era falso se tornou real, Lara Jean e Peter iniciam um relacionamento, e junto com ele vem as inseguranças e medos e, consequentemente, algumas confusões. Lara Jean, que costumava ter o controle sobre as coisas, se vê totalmente perdida em algo que ela nunca vivenciou antes.

Por mais que os personagens tenham sido bastante maduros no primeiro livro, em P.S.: Ainda Amo Você isso se perde um pouco, mas acredito que essa mudança é totalmente coerente com o momento da história. Lara Jean está lidando com algo novo e, quando as coisas são reais, elas se mostram que não são tão perfeitas quanto achávamos que eram. Toda essa mudança faz parte do processo de amadurecimento dos personagens e acredito que Jenny Han soube lidar muito bem com isso.

Ainda falando sobre personagens, nesse livro há um maior destaque para alguns personagens e a aparição de alguns novos. Lara Jean está sendo voluntária num asilo de idosos, onde passa boa parte do livro, então acabamos conhecendo um pouco mais de Stormy, uma senhora com quem Lara Jean constrói uma relação bem diferente. Stormy é uma personagem muito carismática e engraçada e bem oposta à nossa protagonista, tornando a amizade das duas algo bastante improvável e curioso. Outro personagem que obteve destaque foi Kitty, com sua personalidade forte. Margot, Josh e até o pai de Lara Jean possuem em papel um tanto maior nesse livro, cada um lidando com uma situação. 

Na resenha do primeiro livro, eu disse que Lara Jean aproveitou o clichê jovem adulto e deixou tudo bem interessante, o que não foi diferente nesse livro. O romance de Lara Jean e Peter é um pouco abalado por conta da presença de um terceiro integrante, dando início a uma espécie de triângulo amoroso, bastante recorrente em romances. Esse triângulo amoroso contribui ainda mais para as inseguranças do casal, deixando o enredo cada vez mais curioso e instigante.

Por mais que os títulos e as capas façam com que o livro pareça super romântico e feminino, isso pode ser questionado. É um livro voltado para o público jovem que contém dúvidas e questionamentos que um jovem normalmente costuma passar, envolvendo romance, mas como também amizade e família.

Jenny Han segue um caminho diferente em P.S.: Ainda Amo Você, mas ainda agrada ao leitor, nos mostrando facetas dos personagens que antes não conhecíamos, e também abordando temas bastante recorrentes durante a trama. Um livro leve, divertido, curioso, instigante e bastante interessante. É uma série que criei um carinho e que recomendo bastante a leitura. Em breve venho com a resenha do último volume.

0 comentários :

Postar um comentário