{Resenha} Para Todos Os Garotos Que Já Amei



Título: Para Todos Os Garotos Que Já Amei (Para Todos os Garotos que Já Amei #1)
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788580577266
Número de Páginas: 320
Ano: 2015
Classificação: 

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Sendo muito sincero, Para Todos Os Garotos Que Já Amei foi um livro que eu evitei. Via muitas pessoas comentando, mas esperava algo muito clichê romance jovem adulto, que não era a minha vibe, mas eu não resisti por muito tempo e tive que ler para tirar minhas próprias conclusões, principalmente depois que o filme foi anunciado. Jenny Han se manteve no clichê, o que era esperado, mas de uma forma bem legal, o que me surpreendeu.

O livro é narrado em primeira pessoa por Lara Jean, uma garota americana com descendência coreana normal que vive junto com as suas duas irmãs, Margot, a mais velha, e Kitty, a caçula, sendo assim as irmãs Song. O pai das garotas é médico em um hospital e a mãe faleceu quando as garotas ainda eram pequenas, então elas possuem uma grande responsabilidade de cuidar da casa e de uma das outras, que aumenta ao decorrer do livro, pois Margot resolveu fazer faculdade na Escócia, deixando o papel de "irmã mais velha" e "chefe da família" para Lara Jean.

Antes de viajar, Margot termina com seu namorado, Josh, que frequentava a casa das irmãs Song há bastante tempo, nutrindo um carinho bem grande pela família. As irmãs Song adoravam o Josh e o término deixa as coisas bastante confusas, principalmente a paixão secreta de Lara Jean por ele, a qual ela achou que tinha ficado no passado. Mas uma hora isso deixa de ser segredo, pois ele recebe uma carta.

Lara Jean tem uma maneira de deixar seus amores para trás: ela escreve cartas de despedida para cada garoto que já amou. Elas ficavam guardadas no quarto até o dia em que foram misteriosamente enviadas pelo correio para cada um dos garotos, sem a ciência de Lara Jean, o que acaba conturbando ainda mais a vida da garota, deixando-a sem controle sobre as coisas. O que Lara Jean achava que já seria difícil, se torna ainda mais complicado.

Jenny Han soube conduzir muito bem esse romance adolescente. É um clichê? É, mas é um clichê muito gostoso e divertido de se ler. A narrativa de Jenny sob a pele de Lara Jean é bastante rápida, interessante e capaz de fazer com que o leitor se coloque no lugar da personagem e sinta o que ela está sentindo. É uma leitura bastante fluida.  

Os personagens foram bem construídos e cada um tem uma personalidade muito bem definida, a não ser Lara Jean, que começa muito como um espelho das outras pessoas, bastante insegura quanto a tudo, e que vai construindo sua personalidade e evoluindo ao decorrer da leitura. A garota passa por muitos momentos em que a razão e emoção estão lutando em sua mente, assim como a responsabilidade de cuidar de sua irmã mais nova se comparando com o trabalho que Margot fazia antes. É uma adolescente com seus problemas e inseguranças, porém com um peso maior em casa e que aumenta ainda depois que as cartas são enviadas. Com um enredo bastante simples, Jenny Han soube muito trabalhar seus personagens.

O livro faz parte de uma trilogia e os outros dois livros já foram lançados, que eu espero poder ler em breve, pois o final deste é bastante curioso, deixando a vontade de ler o segundo livro e saber mais um pouco sobre a vida de Lara Jean.

Apesar de ter evitado a leitura inicialmente, depois de realizá-la, gostei bastante do resultado e fiquei surpreendido. Jenny Han soube conduzir uma história de uma forma bem divertida e até engraçada em alguns momentos, cativando o leitor com Lara Jean e seus personagens. Uma leitura bem leve e fluida. Recomendo.

0 comentários :

Postar um comentário