{Resenha} Sempre Haverá Você



Título: Sempre Haverá Você
Autor: Heather Butler
Editora: Novo Conceito
Tradução: Denise Tavares Gonçalves
ISBN: 9788581637150
Número de Páginas: 256
Ano: 2017
Classificação: 

A mãe do George e do Theo é genial. Ela conta histórias incríveis, acena mais rápido do que qualquer pessoa do planeta e, o mais importante, foi ela que sugeriu que eles adotassem um cachorro porcalhão chamado Goffo. Os meninos acham que ela é invencível. Mas eles estão errados. Porque a mamãe está doente. E cabe ao George e ao Theo fazer a mamãe continuar sorrindo. O que, muito provavelmente, vai envolver galochas, tortas de carne e a participação do Goffo no Concurso de Talento Animal...
Agora que a mamãe ficou doente, está cada vez mais difícil sorrir e inventar versos com o Theo. Sempre haverá você conta sobre uma família diferente da sua, mas um pouquinho parecida. E de um menino que está aprendendo algumas coisas. Você quer ser amigo dele?

O gênero sick-lit, em que a base do enredo é alguma doença, assim como os livros que têm como foco algum animal, fizeram bastante sucesso há um tempo e até hoje podem ser encontrados entre os lançamentos de algumas editoras, porém, como seria se os dois "gêneros" estivessem juntos, de certa forma, e ainda destinado a um público infantil? Heather Butler nos presenteia com Sempre Haverá Você e mostra de uma forma muito singela e bela como misturar as duas coisas.

O livro em si gira em torno de George, o nosso narrador, e Theo, seu irmão, e os dois possuem dez e oito anos, respectivamente. George adora escrever e é um garoto muito inteligente para sua idade, tendo decorado as capitais de todos os lugares por conta das brincadeiras que ele faz com a mãe. Theo é um menino bem travesso e bem humorado. A relação dos dois é muito boa, mas passa a melhorar quando Goffo, o cachorro, surge.

Logo no início do livro, George nos conta o dia em que os cachorros foram adotados. Os meninos ficaram com o Goffo, que recebeu esse nome pois a mãe adorava o Van Gogh, e os avós ficaram com o irmão dele, Ivan. A partir daí a família cresce e os risos aumentam, pois Goffo não recebe nenhum adestramento, se tornando um cachorro um pouco levado, diferente de Ivan, que acaba sendo adestrado, se tornado um cachorro bem obediente.

O enredo nos mostra uma família cheia de amor, companheirismo, com pais, irmãos, primos, avós, tios, todos bem unidos na maioria das vezes, com a presença de dois cachorros irmãos bem diferentes um do outro. Mas tudo isso se abala um pouco quando a mãe dos garotos, Vicky, começa a ter dores de cabeça, que eles acabam descobrindo depois que se trata de um câncer no cérebro. A partir dessa notícia, os garotos passam a lidar com um assunto bem complexo e delicado, ainda mais para a idade deles, sabendo que sua mãe pode falecer a qualquer momento.

Através das páginas de Sempre Haverá Você, Heather nos apresenta o câncer, uma doença bem temida, de uma maneira bela, singela e emocionante, através dos olhos de uma criança de dez anos, tudo isso sem deixar que o clima familiar se altere, para que a mãe deles continuasse sorrindo. Esse foi o ponto alto do livro, pois, através da narração de George, com sua percepção infantil e ingênua, nós conseguimos refletir junto com o garoto, tudo de forma leve, emocionante e, apesar do tema se forte, ainda consegue ser bela.

A leitura é dedicada ao público mais novo e pode ser finalizada rapidamente, pois a diagramação é bem espaçada e os capítulos são bem curtos, que caracterizaram ainda mais a obra por ser narrada por uma criança de dez anos, deixando o enredo ainda mais real. O capítulos também possuem o desenho de uma lousa com algum "fato" no interior, que acaba dando uma ideia do que será retratado, ao todo são 83 "fatos".

Sempre Haverá Você é destinado aos leitores que gostam de livros mais sensíveis, mas que ainda possuem certa dose de humor. Um livro leve, bonito, emocionante e que ainda permite realizar reflexões, despertando empatia, além de nos mostrar o processo de luto de uma família que é atingida pelo câncer, principalmente o ponto de vista de crianças sobre isso. Fãs de Extraordinário ou livros do tipo irão gostar muito da leitura. Recomendo.

0 comentários :

Postar um comentário