As Mulheres de Gillian Flynn




Hoje, dia da mulher, em especial, não poderia faltar algum post relacionado a essa data. Para "comemorar", resolvi falar um pouco de Gillian Flynn e suas protagonistas, que são todas mulheres, tanto em Garota Exemplar, Objetos Cortantes, Lugares Escuros quanto no seu conto O Adulto.

Pra quem não conhece, Gillian Flynn consolidou sua fama através do livro Garota Exemplar, que foi adaptado para o cinema em 2014, agradando a crítica cinematográfica. Além de agradar nas telonas do cinema, o livro, que é um best-seller, é muito bem recebido pelos leitores, assim como os outros títulos escritos por Gillian. Lugares Escuros também já foi adaptado para o cinema e Objetos Cortantes será uma minissérie produzida pela HBO, com Amy Adams como protagonista.

Antes de falar das personagens, acho válido falar um pouco da autora: Gillian Flynn é jornalista e, antes de se dedicar integralmente à carreira de escritora, trabalhou por dez anos como crítica de cinema e TV para a Entertainment Weekly. Nascida na cidade de Kansas, no Missouri, e formada em jornalismo e inglês pela Universidade do Kansas, Gillian escreveu durante dois anos para uma revista de negócios na Califórnia e concluiu um mestrado em jornalismo na Northwestern University, em Chicago. Além de Garota exemplar, é autora dos premiados Objetos Cortantes e Lugares Escuros. Seus livros foram publicados em vinte e oito países e tiveram os direitos de adaptação cinematográfica vendidos. Atualmente, Gillian mora em Chicago com o marido e o filho.

Eu, como fã da autora e de seu trabalho, não poderia achar outro assunto a abordar senão as características das personagens criadas por Gillian Flynn. Normalmente, num romance, ou até mesmo num thriller, as mulheres podem ser definidas como comuns (ou até mesmo indefesas), ou então com prioridades no amor por algum homem bonito (bad boy na maioria das vezes). Porém, Gillian faz de suas personagens humanas (e cheias de força).

Em sua maioria, tanto Amy (Garota Exemplar), Libby (Lugares Escuros), Camille (Objetos Cortantes) e a protagonista de O Adulto (que não possui nome), são personagens femininas que possuem algum trauma, seja de assassinato no passado, algum problema psicológico ou até mesmo a pressão da família em algum aspecto, mas que, não se deixam ser vencidas por ele, demonstrando muita força e independência.

Pra quem já assistiu ou leu Garota Exemplar, sabe que Amy é, acredito eu, a personagem mais icônica de Gillian Flynn, principalmente pelo contexto do livro ser contemporâneo e comum, um casamento que não está dando mais certo. Amy, em seu diário, leva o leitor através de sua vida, contradizendo os fatos de seu marido, instigando e convencendo o leitor ao decorrer do livro, com direto a futuras reviravoltas.

Libby, Camille e a protagonista de O Adulto também não ficam para trás, pois, muitas vezes desacreditadas pelos outros e até mesmo desrespeitadas em alguns momentos, permanecem fortes, com sua personalidade e traumas, sob uma certa pressão, dependendo do enredo. Gillian Flynn leva à sério o sentido de girl power em seus livros.

Caso haja interesse, há a resenha de Garota Exemplar, Lugares Escuros e O Adulto aqui no blog para conferir.

0 comentários :

Postar um comentário