{Crítica} Assassin's Creed


A franquia de Assassin's Creed é mundialmente famosa. Começou pelos games, conquistando o público, depois foi para os livros, onde também foi sucesso, possui uma adaptação como minissérie. Só faltava então ir para as telonas do cinema, o que demorou um pouquinho, avaliando pelo sucesso, porém a espera valeu a pena. Michael Fassbender, protagonista e produtor, juntamente a Justin Kurzel, diretor, foram os responsáveis pela adaptação do game dar certo.

No enredo do filme acompanhamos Callum Lynch, um rapaz que, após preso e sentenciado à morte, acorda num lugar chamado Abstergo, onde descobre que a empresa que o hospeda tem um interesse peculiar nele: Cal viverá as memórias de seu ancestral, Aguilar, através de uma máquina chamada Animus, para poder descobrir o poder e o lugar da Maçã do Éden, artefato que contém o código genético humano do livre-arbítrio.

Através do Animus, Callum, sob pele de Aguilar, tem contato com o Credo dos Assassinos, assim como conhece as intenções dos Templários. A primeira organização luta a favor do livre arbítrio, enquanto a outra não acredita na humanidade e deseja dominá-la. Essa viagem ao passado fará com que Cal, no presente, questione sua linhagem, assim como suas ações, podendo assim influenciar fatos e acontecimentos atuais.

Ao decorrer do filme, somos apresentados a alguns discursos sobre violência e livre arbítrio, de acordo com os dois lados, o dos Assassinos e o dos Templários. Através desses discursos, aprendemos as motivações de cada lado, facilitando o entendimento da trama, assim como o porquê da busca incansável da Abstergo pela Maçã.

O filme de Assassin's Creed não é baseado em nenhum dos games ou livros, o que pode até estranhar algumas pessoas, por ser algo novo. Novos personagens, novo enredo, nova época, novas memórias, novo Assassino. Apesar das várias novidades, a base em si é a mesma, afinal, ainda temos o Credo dos Assassinos e os Templários, assim como a busca pela Maçã do Éden, que é citada nos jogos.

Uma diferença, que acredito que deu muito certo, foi a mudança quanto ao Animus. Nos jogos, a máquina é uma espécie de cama, em que o personagem se deita e vive as memórias, enquanto no filme, somos apresentados a uma espécie de braço mecânico que suspende Cal e o guia através dos movimentos realizados nas memórias, permitindo que os cientistas assistam às memórias, deixando a experiência um pouco mais emocionante. Através do Animus, as cenas das memórias e as de Cal no Animus são intercaladas, deixado tudo mais interessante e instigando o espectador.

Algo que merece ser mencionado é o fato de o filme ser praticamente em dois idiomas. No presente, enquanto temos Cal na Abstergo, escutamos o inglês legendado, obviamente, enquanto nas memórias de Aguilar, o idioma falado é o espanhol, por se passar durante a Inquisição Espanhola. Isso é bastante diferente, já que em outros filmes, por exemplo, mesmo que se passe em outro país com outro idioma, o inglês costuma ser a língua falada, para facilitar, porém essa diferença foi responsável por uma maior imersão do espectador na história.

Como fã da franquia, o filme de Assassin's Creed foi responsável pelo sorriso em meu rosto ao terminar de assisti-lo. Apesar de não ser uma adaptação, e sim ter uma base nos jogos e livros, o enredo, em sua liberdade, segue uma linha em que o espectador se vê interessado em absolutamente tudo. O filme ainda conta com ótimas cenas de ação, lembrando muito as dos jogos, assim como movimentos e armas. Ficou muito legal, tornando a necessidade de uma sequência quase imediata.


Título: Assassin's Creed
Elenco: Michael Fassbender, Marion Cotillard, Ariane Labed, Michael Kenneth Williams, Brendan Gleeson
Direção: Justin Kurzel
Roteiro: Adam Cooper, Bill Collage, Michael Lesslie
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Duração: 115 min.
Classificação: 12 anos
Estreia: 12 de Janeiro de 2016
Avaliação: 

20 comentários :

  1. Olá Lu,

    Sou gamada nos jogos e livros desse guerreiro e sobrevivente e quando soube que ia para as telonas surtei.

    Ainda não assisti por falta de tempo, mas semana que vem vou assistir e pirar.

    Estava lendo sobre o filme e o produtor do mesmo disse que conservar o idioma de onde estamos contanto a história é honrar a terra onde eles pisam. Achei isso bem bonito e interessante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu sou apaixonada! Não li os livros ainda, mas como assim tem até minissérie? Com certeza vou ver no cinema, acho que a questão do filme ser diferente dos livros não vai afetar em nada, afinal de contas, adaptações sempre sofrem mudanças mesmo, e o que conta é o potencial né?

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cara, meu amigo é louco pelos jogos, como não sou de jogar eu fiquei muito curiosa pros livros, mas ainda não tive a oportunidade! Mas agora quero assistir o filme, só achei curioso não ser a mesma história, mas você me empolgou pra assistir kkk Sua resenha ficou perfeita, parabéns!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada sobre "Assassin'S Creed", só conheço os jogos e os livros.

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Estou ansiosa para assistir a esse filme. Vou no fim de semana.
    Adoro a série de livros, os games...
    Amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu gostava dos jogos, mas não cheguei a conferir como ficou a história nos livros e agora no filme. Sei que terei que dar um jeito de conferir e acredito que irei gostar muito também! :D

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu pretendo assistir o filme na semana que vem, e acredito que vou gostar dessa história. fico feliz em saber que a trama é boa assim, já fiquei animada.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu tinha visto que esse filme estava em cartaz, mas, como achei que era uma adaptação dos livros (que eu ainda não li), acabei não querendo ver, porque achei melhor ler os livros primeiros. Fiquei aliviada quando você disse que não é bem assim...hehe' e mais aliviada ainda quando vi que gostou. Eu gosto bastante quando o filme é bem feito assim, principalmente nas cenas de ação. Gostei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá, conheço pessoas apaixonadas no jogo, eu mesma ainda não joguei (e creio que duraria segundos nele). Fiquei interessada no filme e pretendo assistir. No meu caso será bom ser uma trama inédita, creio que irá me ajudar a entender melhor os conceitos que você citou. Belo texto. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. O meu namorado quer muito ver e eu não estou muito afim, mas acho que talvez dê uma trégua apesar de não ser meu estilo. Estou esperando outros lançamentos, mas gostei do que você falou sobre falar sobre livre-arbítrio.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Confesso que não sou muito fã de nada desse universo, apesar de ser mega aclamado. Ao saber que é apenas baseado nos jogos, fiquei mais animada para quem sabe futuramente assistir. Adoro universo de assassinos mas no que já me foi apresentado, nada tinha me interessado. Adorei a crítica!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, confesso que este estilo de filme não me chama muita atenção, mas ver como o filme tem feito sucesso tão estrondoso e como se desenvolve seu enredo, quem sabe quando sair em DVD eu não assista.

    ResponderExcluir
  13. Ja ouvi falar do jogo, do livro e principalmente do filme pois alguns amigos meus ficam enchendo meu saco para ir assistir mas não irei me render a eles, a serie não faz muito meu gênero mas parece ser uma fantasia fascinante

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Nunca joguei, porém quando li os livros me encantei com esse universo. Fiquei totalmente fascinada, só que não estava empolgada para assistir o filme não, mas estou lendo tantos comentários positivos sobre o filme que acabou por me deixar curiosa. Espero poder assisti-lo antes de sair de cartaz.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei do post, mas confesso que não tenho muita vontade de conferir o filme. Acho que esse é um jogo que nunca joguei, kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá!! Gostei muito da sua crítica e fiquei morrendo de vontade de assistir ao filme! Tive contato a primeira vez com essa estoria através de um joguinho que eu tinha no celular. Pena não ter video game =( adoraria jogar !! E os livros, ah, estão em meus desejados!! Obrigada pela dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu achei que o filme teria mais a ver com os jogos ou com os livros, mesmo assim, pela sua postagem me pareceu que acertaram a mão e conseguiram fazer um bom filme. Acho que ele pode trazer muito mais fãs para a franquia... Eu mesmo sem ter jogado ou lido os livros fiquei na maior expectativa para assistir, e espero curtir.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  18. Oi! Eu nunca realmente joguei Assassin's Creed, mas gosto muito da ideia e dos conceitos históricos envolvidos. Fui assistir o filme com receio de terem estragado tudo kkkk Mas, fiquei super feliz e achei muito bem construído. A única coisa que me deixou confusa foram as atitudes finais da Dra... não comento porque é spoiler pros demais... mas, achei o final pouco criativo em relação a ela. E o 3D não valeu a pena pra mim. O resto foi fantástico do tipo: quero o ter o dvd original na minha estante ^^

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Você acredita que eu ainda não tive nenhum tipo de contato com Assassin´s Creed? Nem pelos games, nem pelos livros e nem pelo filme!

    Ainda não bateu aquela vontade, sabe? Apesar dos bons comentários.

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu fui assistir ao filme sem nenhuma expectativa e me surpreendi muito! Eu adorei a atuação dos atores e também o fato de se falar espanhol em algumas cenas, sem falar de vários momentos históricos.

    ResponderExcluir