{Resenha} Os Vivos e os Mortos



Título: Os Vivos e os Mortos (Os Últimos Sobreviventes #2)
Autor: Susan Beth Pfeffer
Editora: Bertrand Brasil
Tradução: Ana Resende
ISBN: 9788528620245
Número de Páginas: 336
Ano: 2016
Classificação: 
Série: Livro 1: A Vida Como Ela Era

Um meteoro em rota de colisão com a Lua: um evento astronômico previsto com antecedência pelos cientistas. Só que para surpresa de todos, o impacto da colisão é bem maior do que o esperado, e a Lua sai de órbita, aproximando-se da Terra e alterando de modo catastrófico o clima do planeta. À medida que Nova York é devastada e tanto comida quanto ajuda tornam-se escassas, o adolescente porto-riquenho Alex Morales luta para manter suas irmãs, Bri e Julie, de 14 e 12 anos, a salvo. Com os pais desaparecidos, cabe a ele assumir responsabilidades inimagináveis e dar o seu melhor para sobreviver enquanto reza para que o restante de sua família volte com vida para casa.

Os Vivos e Os Mortos é o segundo volume da série Os Últimos Sobreviventes, pórém, não é continuação de A Vida Como Ela Era, o primeiro volume, pois aqui não temos a mesma protagonista e nem outro personagem conhecido, mas uma família totalmente nova, assim como protagonista e até mesmo outro estado, mas Susan conseguiu criar um enredo ainda melhor do que o primeiro, tudo em meio a um recém apocalipse.

Após o meteoro chocar com a Lua e fazer com que ela saísse de órbita, alterando a maré do planeta, isso ocasionou alguns acidentes naturais como ondas com tamanhos maiores ou até mesmo tsunamis, mudança de clima e etc.  A Terra está sofrendo com esses acontecimentos e, nesse livro, acompanhamos a história de um garoto que se vê num papel em que nunca foi colocado antes.

Nesse segundo volume temos como protagonista Alex, um garoto de 17 anos, filho de imigrantes porto-riquenhos, que mora em Nova York, que é bastante responsável e estudioso. Por conta do meteoro, a mãe do garoto foi escalada para trabalhar no hospital e o pai foi para Porto Rico para um velório, deixando o garoto sozinho com suas duas irmãs mais novas, Briana e Julie.

Os três irmãos se vêem em meio ao caos de Nova York, sem ter notícias dos seus pais e o mundo está praticamente sem energia, com a comida acabando, assim como água, e com uma comunicação praticamente impossível. É surpreendente ver como Alex, sendo o mais velho, se comporta diante de algumas situações, visando o bem de todos, porém, nem todo mundo é de ferro, o que torna tudo bastante dramático (de uma forma boa), já que algumas vezes até mesmo Alex pensa em desistir.

Sem dúvida, o que merece destaque em Os Vivos e Os Mortos são os personagens. Alex é um personagem que consegue despertar a empatia no leitor, principalmente estando num papel de "pai" com apenas 17 anos e em meio ao caos, ao apocalipse. As suas duas irmãs também tem personalidades fortes: Briana sempre foi religiosa, evidenciando sua fé, enquanto Julie, a caçula, está numa fase rebelde, mais intensa. A diferença entre os personagens principais enriquece o enredo, principalmente pelo modo como eles acabam lidando com a situação e com as próprias diferenças, deixando claro o carinho e cuidado que um tem com o outro.

Assim como o primeiro livro, Susan Pfeffer, nos guia por uma trama sem muitas reviravoltas, mas sem deixar de ser interessante. Tudo com uma narrativa bastante envolvente, real e tocante. Assim como aconteceu em A Vida Como Ela Era, a evolução dos personagens também está presente. Uma diferença é que esse livro não é em formato de diário, como o primeiro, o que fez com a leitura fosse um pouco mais agradável para mim.

Diante de todo o caos no mundo, Susan Pfeffer nos leva a uma trama bastante impactante, assim como no primeiro livro, mas com situações diferentes, assim como outras discussões e realidade. É um ótimo segundo volume e acredito que os próximos devem seguir a mesma linhagem, só nos resta aguardar para conferir.

0 comentários :

Postar um comentário