{Resenha} O Caderninho de Desafios de Dash e Lily



Título: O Caderninho de Desafios de Dash e Lily
Autor: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera
Tradução: Regina Winarski
ISBN: 9788501105158
Número de Páginas: 256
Ano: 2016
Classificação: 

O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.


David Levithan. Quem me conhece, sabe que, depois que realizei a leitura de Todo Dia, ele se tornou um dos meus autores favoritos simplesmente pela genialidade daquele livro e sua escrita maravilhosa, tanto que se tornou obrigação eu ter todos os livros que tenha o nome dele na capa, independente do tema. E não poderia ser diferente com O Caderninho de Desafios de Dash e Lily, que ele escreveu em parceria com a Rachel Cohn, com quem também escreveu Nick e Norah e Naomi & Ely e A Lista do Não Beijo. O resultado não poderia ter sido outro além de positivo.

Em O Caderninho de Desafios de Dash e Lily, é época de Natal. Lily ama o Natal e tudo o que vem com ele, sejam as comidas, as músicas natalinas, os corais, as festas de família, o abrir dos presentes... Tudo. Porém, seus pais foram para um viagem em comemoração a suas Bodas de Prata, e seu avó foi para Flórida atrás da namorada, deixando Lily sozinha com o seu irmão Langston. Lily ficou um pouco triste, mas seu irmão ficaria ali para lhe fazer companhia e daria tudo bem, certo? Errado. O irmão de Lily aproveitou a saída dos pais para ficar com o namorado, deixando a garota de lado, porém, eles tem uma ideia: criar um caderninho com uns desafios para Lily achar alguém para lhe fazer companhia, o que acaba, milagrosamente, dando certo. Langston e seu namorado escreveram alguns desafios num caderninho vermelho e colocaram numa livraria ao lado dos livros favoritos de Lily.

Diferente de Lily, Dash odeia o Natal e tudo o que vem junto com ele, principalmente as lojas cheias de gente nessa época do ano. O garoto tem seus pais separados e falou para o pai que ficaria com a mãe, enquanto disse para a mãe que ficaria com o pai, ou seja, ficou sozinho em casa, como ele desejava. Dash adorava passear pelos corredores de uma das maiores livrarias de Manhattan, porém, no dia 23 de Dezembro, ele encontra o caderninho de Lily perto de um de seus livros favoritos e dá início as tarefas e desafios, porém, burla uma das regras, e leva o caderninho consigo, dando início a essa grande aventura de Natal, fazendo com que os dois se correspondessem e se desafiassem na grande ilha de Manhattan.

Antes de iniciar a leitura, ao saber somente a sinopse, eu pensei que O Caderninho de Dash e Lily seria apenas mais um livro young adult bobinho, sem mais nem menos, porém, estava enganado. Por mais que o enredo não seja totalmente inédito, o modo como David e Rachel conduziram a história foi totalmente incrível.

Primeiramente, o livro é escrito a partir dos pontos de vista de Dash e Lily, alternando o capítulos, o que eu, particularmente, amo, então o livro já ganhou um bônus por isso. É muito bom saber os pontos de vista dos personagens durante uma história, principalmente de personagens tão diferentes como Dash e Lily, ainda mais por eles não se conhecerem pessoalmente, nos permitindo saber o que cada um estava pensando sobre o outro e sobre o caderninho. Ponto para David e Rachel.

Falando de personagens diferentes, como não amar Dash e Lily? Aqui temos o 8 e o 80, principalmente se tratando de opiniões sobre o Natal, mas que, ao mesmo tempo, são parecidos e, o mais legal disso tudo, é acompanhar a comunicação dos dois e ver como um lida com o pensamento do outro. É praticamente impossível não sentir simpatia por pelo menos um deles, além de outros personagens bastante cativantes que aparecem durante a narrativa. Outro ponto para David e Rachel. 

A ambientação também é muito legal. David e Rachel souberam muito bem nos levar até Manhattan na sua época de Natal, nos mostrando todo o caos, paz e felicidade que a cidade possui. Durante os desafios de Dash e Lily, eles são levados a ir em vários lugares da cidade, incluindo a Macys na semana de Natal, o museu Madame Tussauds, além das casas iluminadas do Brooklyn e outros, tudo muito bem escrito. Outro ponto para David e Rachel. Vitória! 

Sobre a edição nacional pela Galera Record, tudo conforme os padrões da editora. A capa brasileira é mais bonita do que a americana, pelo menos na minha opinião, e gostei bastante da escolha. A diagramação é simples, apenas com mudanças nas "citações" do caderninho, a fonte é de um tamanho bem agradável para a leitura, porém, para o que não gostam de folhas brancas, vão se decepcionar com O Caderninho de Desafios de Dash e Lily, pois as folhas são brancas, mas não é nada que atrapalhe.

Enfim, David, juntamente com Rachel, não decepcionaram. Conseguiram fazer de um young adult, que poderia muito ter passado despercebido, uma história bem legal e divertida na época de Natal. É um livro simples, divertido, muito bem escrito e com ótimos personagens. Recomendo para qualquer um.

0 comentários :

Postar um comentário