{Resenha} O Céu Noturno em Minha Mente



Título: O Céu Noturno em Minha Mente
Autor: Sarah Hammond
Editora: Galera Júnior
Tradução: Maria Beatriz de Medina
ISBN: 9788501104496
Número de Páginas: 288
Ano: 2016
Classificação: 

Mikey Baxter tem 14 anos, mas muitas coisas o diferenciam dos outros garotos da sua idade. Para começar, o pai está na prisão e a mãe se recusa a falar sobre o assunto. Ele sabe que, de alguma forma, isso está ligado à cicatriz em sua cabeça e ao fato de ele parecer ter mais dificuldade em entender certos assuntos do que os outros. Quando um misterioso assassinato ocorre em sua cidade e Mikey é o primeiro a chegar à cena do crime, ele não sabe o que pensar. O que o levou até ali? Quem teria matado o morador de rua da cidade, que parecia nunca ter feito mal a ninguém? E quem era o homem caipira que estava nos arredores?

Eu gosto muito de thrillers. Também gosto muito de livros infantojuvenis. Quando soube que O Céu Noturno em Minha Mente se tratava de thriller infantojuvenil, não pensei duas vezes antes de solicitar para a Galera, mas, infelizmente, não foi uma experiência muito boa, mas um tanto confusa.

Mikey, o protagonista e narrador, tem 14 anos e tem uma vida um tanto quanto conturbada. Apesar de sua idade, o garoto tem certas dificuldades que os diferenciam dos demais. Seu pai está na cadeia, mas sua mãe, que está bastante deprimida, se recusa a falar sobre o assunto com o filho. Mikey apenas sabe que o pai estar preso tem alguma relação com a cicatriz que ele tem na cabeça e às suas dificuldades. A única companhia e amigo do garoto é seu cachorro Timmer.

Durante uma saída de Mikey e Timmer, eles acabam indo para o rio e lá são os primeiros a avistar o corpo do morador de rua da cidade, posteriormente avistado por um ajudante de uma fazenda vizinha. Esse assassinato dá início a uma investigação policial e pessoal do garoto que anda confuso, principalmente por achar ter visto o seu pai no quintal na noite anterior.

Por mais que tudo indique um grande mistério com um detetive mirim, Sarah Hammond, a autora, deu um poder especial ao garoto que infelizmente enfraqueceu a obra, tornando-a pesada e confusa. Mikey consegue ver o "Pra Trás" e alguns "Pra Frente" das pessoas de vez em quando, que seriam o passado e o futuro. Algumas partes do "Pra Trás", mesmo sendo retratadas numa fonte diferente, são realmente confusas e tiram um pouco do suspense da investigação, além de não possuir uma explicação muito convincente.

Acredito que, mesmo se tratando de thriller psicológico infantojuvenil, o foco de O Céu Noturno em Minha Mente está na evolução de Mikey durante a narrativa, pois, por mais que haja a investigação e os mistérios envolvidos, Sarah foca na aceitação do garoto e na criação de coragem de uma forma um tanto quanto delicada e pura, tudo tentando decobrir o porquê da situação de sua família.

Ao mesmo tempo que o mistério do assassinato é bastante previsível, a situação de Mikey e sua família é bastante curiosa, nos levando a pensar em diversas hipóteses do porquê de tudo estar como está (mesmo algumas explicações não sendo tão convincentes).

Acredito que, pra mim, O Céu Noturno em Minha Mente, não deu muito certo, mas pode agradar algumas pessoas e principalmente o público alvo, que é o infantojuvenil. É um drama com um toque de suspense e mistério com uma pitada de ficção em que os principais valores apresentados envolvem os amigos e família de um forma um tanto delicada.

0 comentários :

Postar um comentário