{Especial Simon vs. A Agenda Homo Sapiens} Martin vs. Vilania



E hoje temos o último post da semana especial de Simon vs. A Agenda Homo Sapiens. Pra quem ainda não viu a resenha do livro, aconselho a ver para entender um pouco mais sobre a história escrita por Becky Albertalli. O assunto de hoje é sobre o Martin, o "vilão" do livro.

A maioria dos enredos possuem o protagonista mocinho, a "donzela" e o vilão. Mas, ultimamente, a gente tem percebido uma diferença na categoria vilão, principalmente nos filmes. Um grande exemplo disso é o filme Malévola, que é protagonizado pela vilã da Bela Adormecida, que não é tão vilã assim, apenas um pouco frustada, nos levando a Martin, de Simon vs. A Agenda Homo Sapiens.

Nessas histórias de colegal americano, normalmente temos o opressor, que é um bully popular, e o oprimido, que é um nerd. Em Simons vs. a Agenda Homo Sapiens, a coisa já muda quando o "opressor" é o nerd bobão da escola, que seria o Martin.

Pra quem não sabe o motivo do Martin ser o "opressor", é o seguinte: Simon troca email com um garoto que usa o apelido de Blue, mas nenhum deles sabe a real identidade do outro, apenas que estudam na mesma escola. Um dia, Simon deixa o email aberto no computador da escola e Martin vê, tira foto e começa a chantagear o garoto, ameaçando contar para a escola inteira, caso Simon não o ajude a ter algo com a amiga líder de torcida dele. É uma medida desesperada de Martin de ter algo com a menina que ele gosta.

A partir desse motivo de Martin, me vem a frase atribuída a Nicolau Maquiavel: "Os fins justificam os meios." Será? No decorrer do livro, a gente percebe que Martin não faz o que faz com Simon por maldade, tanto que até o nosso protagonista percebe isso também e até cria certa simpatia pelo seu chantagista, assim como nós leitores, razão pela qual eu decidi escrever esse post. Ao querer uma coisa, mesmo que não faça mal a ninguém, e estando desesperado, vale chantagear outra pessoa? Eu acho que não, mas vamos lá.

O que é ser vilão? De acordo com o Dicionário Informal, ser vilão é ser uma "Pessoa de intenção maldosa. Eterno inimigo dos moçinhos e super-heróis." Como disse no parágrafo anterior, dá pra perceber que não tem maldade nos atos de Martin, portanto, na batalha contra vilania, eu não o definiria como o vilão do enredo de Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, pois, pra mim, ele é apenas uma pessoa desesperada e apaixonada.

Mas, como eu costumo falar, somos diferentes, então pode muito acontecer de alguém achar que ele seja realmente um vilão. Várias coisas acontecem durante a história que realmente nos fazem refletir sobre a natureza de Martin. Simon vs. A Agenda Homo Sapiens é um YA recheado de reflexões.

E é assim que acaba o especial com esses dois posts sobre Simon vs A Agenda Homo Sapiens. Gostei muito do livro e quis compartilhar alguns dos meus pensamentos sobre ele com vocês. Espero que você tenham gostado.

0 comentários :

Postar um comentário