{Resenha} 172 Horas Na Lua



Título: 172 Horas Na Lua
Autor: Johan Harstad
Editora: Novo Conceito
Tradução: Camila Fernandes
ISBN: 9788581637099
Número de Páginas: 288
Ano: 2015
Classificação: 

O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez.
Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano.
Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviado mais ninguém à Lua.
Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer...
Prepara-se para a contagem regressiva.

Como disse Nicolau Maquiavel "O fim justificam os meios". Podemos dizer que é nesse pensamento que a NASA se baseia quando decide retomar as expedições a Lua, mais especificamente à estção lunar DARLAH2, nunca antes utilizada, depois de quase cinquenta anos em que o homem pisou lá pela primeira vez, para explorá-la e coletar elementos raros necessários para construções tecnológicas aqui na Terra. Só que a NASA está sem apoio e precisa arrumar uma maneira de conseguir "patrocínio" para que essas expedições se iniciem. É aí que a ideia de mandar três adolescentes para o espaço junto com a equipe surge.

O primeiro adolescente a qual somos apresentados é Mia, uma adolescente norueguesa "rebelde", vocalista de uma banda de rock; o segundo é Midori, uma japonesa cansada da vida que leva; e o terceiro é Atoine, um garoto francês que está sofrendo por conta do recente término de namoro. Cada um possui sua personalidade e motivos para sair de casa.

O livro é dividido em três partes: antes da viagem, durante a viagem e dpois da viagem. Na primeira parte, conhecemos os adolescentes, eles são apresentados, fazem uma espécie de curso para poder decolarem em direção à Lua, até entrarem na nave, o que acredito que perdurou mais do que deveria, sendo quase a metade do livro, afetando um pouco o efeito que deveria ser causado durante a viagem. Por mais que todas essas páginas serviram como uma preparação e introdução, a relação entre os personagens não foi muito bem explorada, pois ao invés de demonstrar como algo aconteceu entre eles, esse algo é apenas citado, tornando a leitura um pouco "fria".
 
Quando eles pisam na Lua que o suspense se faz presente. O mistério por trás do motivo da expedição é revelado e o desespero e o terror crescente são garantidos. Somos pegos desprevinidos em diversas partes pelo autor que é impossível não ficar surpreso. É uma bomba atrás da outra, perdurando até o final, com direito a gosto de quero mais.

A Novo Conceito trabalhou muito bem na edição. A diagramação está muito bonita, com direito a detalhes pretos nos começos de capítulos, páginas pretas e fotos reais do que é descrito em determinadas partes. A capa em si não é bonita, mas é muito instigante e faz total sentido após o término do livro.

Como fã de ficcção científica e de suspense/terror, 172 Horas Na Lua foi uma ótima experiência pra mim, cheia de mistério. Só não mereceu 5 estrelas porque houve a falha da interação entre os personagens, apenas.

0 comentários :

Postar um comentário