{Resenha} Para Continuar



Título: Para Continuar
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581637952
Número de Páginas: 224
Ano: 2015
Classificação: 

Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso.
Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade.
A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento.
O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.

Quem já andou de algum transporte público sabe que, de vez em quando, é possível conhecer a alma gêma. Existem varios spotteds por aí, de pessoas que buscam saber de outras que as interessaram, sendo a única coisa possível a se fazer depois de perder a chance de dar pelo menos um oi. Foi a partir da iniciativa de Leonardo no metrô de São Paulo que a história de Para Continuar começou.

O garoto sempre pegava o metrô para ir e voltar da faculdade de design. O mesmo horário, o mesmo caminho todos os dias. A monotonia proporcionou a Leo avistar Ayako, uma jovem japonesa sentada num dos assentos do metrô com fones de ouvido. Léo se sentiu como a maioria das pessoas devem se sentir e deixou a garota ir embora, descendo na estação Liberdade. Mas a vida deu outra chance ao garoto.

Leonardo avista a garota outra vez no metrô e dessa vez decide tomar alguma iniciativa, porém a garota não demonstra interesse e está absorta com a música dos fones de ouvido. O garoto, pensando em como iniciar uma conversa, pergunta o que a garota está escutando. Ela, de início ignora, mas depois retira um dos fones e coloca no ouvido do garoto, sem dizer nada. Léo escuta algo em japonês, mas por pouco tempo, pois Ayako se levanta e vai embora. Léo, sem saber o que fazer, segue a garota, sem ela estar ciente disso, até chegar numa loja de luminárias. Loja cheia de segredos e mistérios. Essa "perseguição" dará início a história de Leonardo e Ayako, que, de início, para ser de cera forma normal, mas há muitos mais problemas envolvidos do que vocês possam pensar.

Leonardo possui cardiomiopatia dilatada idiopática, uma doença no coração, que impossibilita o garoto de realizar várias atividades e que, infelizmente, parece estar piorando, pois o tratamento já não está fazendo tanto efeito quanto antes, o que faz com que o garoto tenha ainda mais dificuldades em compartilhar esse seu segredo. Ayako, depois de perder seus dois pais em um acidente, passou a morar com o avó, que têm como "afilhado" um garoto chamado Ho, que possui problemas mentais. Ela é guardiã do porão, que é cheio de lanternas japonesas misteriosas e não deve contar esse segredo a ninguém, principalmente para Ho, que têm interesses amorosos por ela. A doença e Ho serão um dos principais obstáculos de Leo e Ayako.

Confesso para vocês que, de início, eu não estava nem um pouco animado com a leitura de Para Continuar e acabei parando, sendo necessária uma segunda chance para finalizar o livro. Acredito que foi por conta de uma ressaca literária que eu tive, pois, ao pegar o livro novamente, a leitura fluiu muito bem, principalmente por ser contada através de pontos de vistas. Em primeira pessoa quando o capítulo é narrado por Leonardo e em terceira pessoa quando Ayako ou Ho são o foco. Gosto muito disso, pois além de acrescentar bastante ao enredo, nos mostra diferentes posições.

A história é sobre um romance clichê? Em partes. O livro de Felipe Colbert tem como base aquele romance com obstáculos ao qual estamos acostumados a ver em diversos livros por aí, porém, o que o difere não é nem a doença de Leo, mas sim o mistério das lâmpadas japonesas de Ayako. O autor soube explorar muito bem de uma forma muito criativa, unindo o romance a fantasia de uma forma bastante harmoniosa.

Anterioremente, havia dito que a história teve seu "início" na estação Liberdade do metrô de São Paulo. Leonardo estuda na Belas Artes, uma faculdade bastante famosa. Eu, como paulistano, me senti muito próximo do enredo de Para Continuar. Foi muito legal ter conhecimento e visitado os locais descritos durante a narrativa. Pude mergulhar e absorver o conteúdo de uma maneira muito legal. Mas, pra quem não é de São Paulo e nem conhece a cidade, não se preocupem porque Felipe descreve os lugares muito bem, cpaz até de dar fontes históricas em certos momentos.

Por Ayako ter decendência japonesa, o livro possui vários termos presentes na cultura japonesa. Além de acompanharmos a história de Leo e Ayako, também aprendemos e conhecemos um pouquinho da vasta cultura japonesa.

Um dos pontos "negativos" do livro (afinal, a classificação não foi 5 estrelas) é de que, em certas partes, tudo parece um pouco artificial demais, principalmente por conta de Leo e do seu seu melhor amigo, Penken. O autor tentou deixar o livro um pouco menos formal, adicionando gírias e etc, mas acredito que adicionou um pouco mais do que deveria.

Enfim, Para Continuar é um ótimo livro para se passar o tempo. Um romance contendo fantasia, o personagem com uma doença grave, como visto bastante por aí, e uma dose de cultura japonesa. ótimo para quem adora romances e sick lits.

2 comentários :

  1. Oi, Lucas

    Gostei da sua resenha e da sua observação acerca das gírias colocadas no texto. Às vezes a gente quer parecer moderno, isto acontece com pessoas da minha idade (49 anos), e a gente soa artificial. Mas de um modo geral parece que o livro é muito bom, principalmente porque fala da cultura japonesa e da capital paulistana. Eu sou do interior e acho muito legal um livro que fala das nossas grandes cidades,afinal tem tantos livros falando de Londres, Nova Iorque e Paris. Pretendo ler este livro. Beijos.

    Juci
    http://jusemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jucimara!

      O livro é bom, a única coisa que eu tive pra "reclamar" foi o uso dass gírias mesmo. Vários lugares de São Paulo são retratados e histórias sobre lugares que nem eu, morador da cidade, conhecia! É realmente bem legal.

      Obrigado por comentar! ;-)

      Excluir