{Resenha} As Ruínas



Título: As Ruínas
Autor: Scott Smith
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078205
Número de Páginas: 367
Ano: 2007
Classificação: 
Quatro amigos americanos de férias em Cancún, Mexico - Jeff, Amy, Eric e Stacy - conhecem um turista alemão que os convence a participar de uma busca a seu irmão, Henrich, que desapareceu com a namorada depois que foi ao local visitar umas ruínas. Os jovens em breve se arrependerão de ter aceito o convite, quando perceberem que estão presos na selva e aterrorizados por sinais que indicam que eles foram levados em direção ao mal...




Conheci essa obra, por indicação de um dos escritores que mais leio do tema terror. Stephen King classificou As Ruínas como "Um longo e desesperado grito de horror". Acho triste um escritor como Scott Smith ter impressionado de cara, grandes mestres do horror como Stephen King e não possuir uma trajetória que podemos dizer grande, como escritor (O autor possuí As Ruínas, publicada em 2006 e A Simple Plan que foi publicado no ano de 1993).

Sadismo. Basicamente essa é a palavra que define a história. Me considero fanático por livros com o tema terror, mas, admito que essa narrativa em específica me perturbou a ponto de não me deixar dormir de noite. O que até me surpreendeu, pelo fato disso nunca acontecer. É um livro inquietante, que nos faz devorar a história de preocupação pelos protagonistas não conseguirem sair das tragédias que vão acontecendo. O livro possui diversas atrocidades que nos faz entrar na condição que os personagens se encontram e não são otimistas.

O enredo, principalmente no começo, não é dos mais criativos (um grupo de jovens que se dão mal por buscar aventuras) e a escrita é bastante rápida, nada que incomode. O susto e o medo é vivido junto com os personagens que estão cada vez mais em situações difíceis e nos obrigam a querer saber o final.

O que mais me impressionou foi o sofrimento de um personagem específico, chamado Eric. Não que todos não tenham sua dose cavalar de desgraça, mas Eric chega a ser agonizante.

As Ruínas é um livro pesado, que pode incomodar até os mais fortes leitores que curtem o tema de terror. Com um cenário sombrio e misterioso a história nos deixa presos com abertura a várias perguntas e interpretações sobre que está havendo. Está mais que recomendado para quem gosta do gênero.

Como eu disse anteriormente, comprei o livro pela indicação do Stephen King. Atualmente ele não está no mercado, mas nada impossível de ser encontrado nos sebos da vida.

0 comentários :

Postar um comentário