{Resenha} Caixa de Pássaros



Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Tradução: Carolina Selvatici
ISBN: 9788580576528
Número de Páginas: 272
Ano: 2015
Classificação: 

Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Algum de vocês já parou pra pensar como seria viver de olhos fechados? Fazer tudo o que você costuma fazer, ir aos lugares que costuma ir, sem poder abrir os olhos? No enredo de Josh Malerman, isso é uma regra e, quem não a segue, tem grandes chances de acabar morto.

Em Caixa de Pássaros, logo no começo, somos apresentados a Malorie, que está se preparando para sair de casa, com duas crianças, Garoto e Menina. O mundo no momento que ela vive está no caos. Janelas estão cobertas, não há mais pessoas nas ruas e, quando elas sentem a necessidade de sair, tem que ser com os olhos fechados, pois, se abri-los, pode ver algo que fará com que ela enlouqueça e acabe tirando a própria vida. Malorie criou as crianças nesse caos e os treinou, principalmente os ouvidos, para sobreviver. Ela e as duas crianças vão encarar o rio em busca de um recomeço para suas vidas com os olhos bem fechados, temendo por suas vidas.

Antes do mundo se transformar, há quatro anos, Malorie, no início da gravidez, vivia com a sua irmã, que acabou sendo vítima da misteriosa pandemia. Isso fez com que ela procurasse ajuda com um grupo de sobrevivência. Lá se instalou, porém, quando a convivência com pessoas que você não conhece completamente se torna direta e ininterrupta, problemas podem aparecer, ainda mais quando a quantidade de comida vai acabando a cada dia que passa.

Josh Malerman intercala presente e passado nas páginas de Caixa de Pássaros. Somos apresentados ao início do caos e a jornada arrepiante de Malorie juntamente com as crianças. Personagens são inseridos, com personalidades fortes, que fazem com que o enredo fique cada vez mais intenso.

Um ponto forte do livro é o som. Por mais que ele seja escrito, obviamente, o som presente nas páginas mexe com o leitor de uma maneira muito diferente. Como os personagens, em suma, estão com os olhos fechados, cada som que eles ouvem é descrito, ou seja, você não sabe o que está acontecendo ao redor deles. Um passo. Algo nadando na água. Barulhos de pássaros. O efeito causado é de dar arrepios durante a leitura!

Detalhes são o que não faltam nas páginas de Caixa de Pássaros. As duas crianças, por exemplo, que estão com Malorie se chamam Garoto e Menina (isso mesmo!). A falta de nome, de identidade, é um puro reflexo da falta de esperança da protagonista. Josh Malerman pensou nos mínimos detalhes para transmitir a mensagem.

Muitas pessoas que leram, comentam de uma forma não muito positiva sobre o final do livro. Acredito que o fim que Josh deu a trama de Caixa de Pássaros não poderia ser outro. Realmente muito bom!

Com uma leitura rápida, instigante e intensa, Caixa de Pássaros, uma espécie de thriller psicológico com bastante suspense, nos fazer refletir sobre diversas coisas. Uma história muito bem elaborada e obrigatória para qualquer fã do gênero, assim como eu.

0 comentários :

Postar um comentário