{Resenha} Plutão



Título: Plutão
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580577457
Número de Páginas: 90
Ano: 2015
Classificação: 

Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.
Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

Semana passada foi a semana da amizade, por conta da segunda feira (20), que foi dia do amigo. A editora Intrínseca deu início a uma ação em prol a essa semana e era pra eu ter postado essa resenha há uns dias, mas acabei me enrolando... Mas, afinal, nunca é tarde demais para se falar sobre amizade, ainda mais quando ela é uma amizade de infância como a de Christopher e August Pullman. 

Quem já leu Extraordinário, sabe como R. J. Palacio gosta de nos mostrar diferentes pontos de vista sobre a vida de August Pullman, o garoto de dez anos que nasceu com uma deformidade facial, que o protagoniza. Temos a relação da irmã, da mãe, dos amigos, do namorado da irmã... E não poderia faltar a do amigo de infância de Auggie, não é mesmo? R. J. Palacio nos presenteou com esse e-book maravilhoso de apenas 90 páginas.

Christopher e Auggie se conheceram literalmente na maternidade. As mães dos dois já eram amigas e coincidentemente os dois também acabaram se tornando amigos. Melhores amigos. Mesmo com as limitações de Auggie, os dois nunca se separaram até que Christopher, que antes era vizinho dos Pullman, teve que se mudar.

É a partir do dia que a cachorra de Auggie, Daisy, morre que acompanhamos um dia da vida de Chistopher nessas 90 páginas. Seus pais estão se separando, a sua relação com seu amigo de infância já não é mais a mesma e ainda tem os problemas da escola.

O dia já começa com a notícia da cachorrinha de Auggie e, como se não bastasse, Christopher sai atrasado para ir à escola e acaba esquecendo algumas coisas em casa e, com os nervos a flor da pele, acaba pedindo para sua mãe, que o levava de carro para a escola, buscá-las de uma forma não muito educada.

As horas vão se passando, as aulas também e nada da mãe de Christopher aparecer. O garoto perde nota num trabalho, leva uma bronca de seu professor de música e percebe que não sabe nada da matéria da prova de matemática... Até seu pai aparecer para buscá-lo e falar que sua mãe havia sofrido um acidente de carro, mas que tudo já estava bem.

Ao decorrer do e-book, Christopher divaga sobre algumas memórias quando estava junto com Auggie, enquanto nos conta detalhes do seu dia não muito bom. Tudo isso com a sinceridade e simplicidade de uma criança de apenas 13 anos.

Por mais que o garoto possa parecer insensível e muito chato em algumas partes, devemos lembrar que ele é uma criança e quase todas já se comportaram daquela maneira. Imagine ainda como é para uma criança lidar com preconceitos e julgamentos por conta da aparência de seu melhor amigo... Assim como Christopher mesmo fala, ser amigo de August Pullman às vezes não é muito fácil. Por outro lado, algumas ações e reações de Christopher são muito bonitas e dignas que podem nos fazer lacrimejar.

Uma leitura muito simples e rápida sobre um dia de uma criança que está passando por alguns problemas, mas com uma lição muito bonita. R. J. Palacio volta com a mesma emoção e beleza de Extraordinário, mostrando que a amizade tem um papel muito importante nas nossas vidas e é capaz de espantar qualquer problema em qualquer situação.

0 comentários :

Postar um comentário