{Resenha} Sobrevivente



Título: Sobrevivente
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Leya
ISBN: 9788580444551
Número de Páginas: 360
Ano: 2012
Classificação: 

Mas, enquanto o avião possuir combustível, ele resolve contar a história de sua vida para a caixa-preta, numa tentativa de explicar como diabos um sujeito decadente como ele quase se transformou em uma celebridade religiosa. Segundo livro de Chuck Palahniuk, autor de Clube da Luta, Sobrevivente é uma história cheia de ironia e sarcasmo, que usa como cenário um país que tropeça em seus próprios valores, e onde qualquer um pode virar modelo de qualquer coisa.



Após um suicídio em massa de um culto religioso, o protagonista Tender Branson é o único seguidor da doutrina que não se mata. Com essa introdução, Chuck Palahniuk, como na maioria de seus livros, apresenta criticas pesadas e sarcásticas aos cultos religiosos e o limite, que se torna uma linha fina entre a fé e o fanatismo perigoso, que torna-se completamente prejudicial ao ser humano. Há diversas críticas contra os EUA no mundo do entretenimento que, qualquer um pode se tornar "artista" e constantemente tropeçam em seus próprios valores morais.

Tender é um homem solitário e alimenta seu peixinho com Valium, exerce trabalhos domésticos quase como escravo e presta serviços telefônicos a potenciais suicidas, os incentivando que se matem. Antes dessa rotina na cidade grande, nosso anti-herói cresceu em uma comunidade com extremo fanatismo religioso. Antes de se matar, ele resolve deixar na caixa preta toda sua historia de "messias das celebridades"

Como sempre, a escrita de Chuck Palahniuk se torna extramente rápida, ao ponto que faz o leitor perder o raciocínio em alguns momentos pelo fato da leitura dar alguns "pulos" na timeline da história, fazendo o leitor que está distraído voltar algumas páginas (nada que venha a incomodar, apenas uma observação mesmo.)

Uma sacada que achei genial, foi os capítulos do livro se passarem de trás para frente, deixando o leitor mais apreensivo cada vez que chega mais perto do capítulo 1 e descobrir o que aconteceu com Tender Branson para chegar aquele ponto. O protagonista não é um herói, muito menos um vilão. É apenas um ser humano com uma visão deturpada pela ''lavagem cerebral'' que fazem alguns cultos religiosos. Sobrevivente possui passagens geniais que fazem valer a leitura do começo ao final.

0 comentários :

Postar um comentário