{Resenha} Ponto de Impacto



Título: Ponto de Impacto
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
ISBN: 8599296019
Número de Páginas: 448
Ano: 2005
Classificação: 

Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, a agência espacial aproveita o impacto da sua descoberta para contornar uma grave crise financeira e de credibilidade.
O peso dessa revelação acarreta sérias implicações para a política espacial norte-americana e, sobretudo, para a iminente eleição presidencial. Com o objetivo de verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca envia a analista de inteligência Rachel Sexton para a desolada geleira Milne. Acompanhada por uma equipe de especialistas, incluindo o carismático pesquisador Michael Tolland, Rachel se depara com indícios de uma fraude científica que ameaça abalar o planeta.
Antes que Rachel possa falar com o presidente dos Estados Unidos sobre suas suspeitas, ela e Michel são perseguidos por assassinos profissionais controlados por uma pessoa que é capaz de tudo para encobrir a verdade. Em uma fuga desesperada para salvar suas vidas, a única chance de sobrevivência para Rachel e Michael é desvendar a identidade de quem se esconde por trás de uma conspiração sem precedentes.

Sinceramente, confesso que Dan Brown me surpreendeu com essa narrativa. Principalmente pelo fato de envolver com conspirações alienígenas (tema que sou fascinado). Esta obra não é tão conhecida como, o Código da Vinci ou Anjos e Demônios, pelo fato de ter sido escrita antes desses livros mais aclamados, porém, pessoalmente não acredito que essa história esteja abaixo dos trabalhos que citei do autor.

A história se passa em três dias, com a corrida presidencial de dois candidatos (característico dos EUA) enquanto isso, a pesquisadora Rachel é recrutada a ir ao Árticos realizar algumas pesquisas referente à um estranho objeto que está soterrado na geleira descoberto pela NASA. Alguns indícios, levam a protagonista a suspeitar que alguém "plantou" aquela evidência, de modo que favoreceria a credibilidade da NASA e do atual presidente que apoia a agência, pois o candidato que disputa a presidência, estabeleceu o discurso de abaixar os gastos da agência espacial pois ela é uma "perca de tempo e dinhero".

Partindo dessa premissa, acontece o clichê na história de Dan Brown que me incomoda pois ela esta em todas as suas obras: Assassinos perseguem a protagonista com o objetivo de que essa conspiração não seja descoberta. Não acho essas partes ruins, sou fascinado por ação e adrenalina para apimentar as histórias. Mas se o autor faz isso em todas suas obras, acaba sendo aquele mais do mesmo.

Dan Brown possui uma narrativa bastante rápida e objetiva, com pontos definidos e aquela curiosidade que desperta no leitor de saber o que vai acontecer no final. Característica que, poucos escritores possuem como Brown, e acredito ser fundamental, para histórias de mistério.

0 comentários :

Postar um comentário