{Resenha} Doutor Sono



Título: Doutor Sono
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581052434
Número de páginas: 480
Ano: 2014
Classificação: 

Doutor Sono -, Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.
Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.

Doutor sono é a continuação de um dos livros mais prestigiados do autor Stephen King. O livro nasceu depois que um fã perguntou ao autor, o que tinha acontecido com o garoto paranormal que sobreviveu ao hotel Overlook. Stephen King calculou a idade que Danny Torrance teria nos dias de hoje e se atreveu a lançar a continuação, de um dos maiores clássicos do terror. A história começa com um Dan Torrance tão falho com problemas com o álcool quanto seu pai, aliás, seria mais correto dizer dizer que Danny é uma cópia exata de Jack, Com essa vida descontrolada, regada a álcool, Stephen King faz questão de mostrar que o protagonista chega ao fundo do poço (o que provavelmente deve ser a história do autor, pois Stephen King já admitiu diversas vezes que teve um grave problema com bebidas) Com esse problema cada vez se agravando mais, Dan resolve procurar ajuda no AA e começa a melhorar de forma gradativa. Ele consegue arrumar um emprego em um asilo também e a sua iluminação começa a ter pontos "bons" ela serve para ajudar os idosos perto da morte, a passar para o "outro plano' de maneira mais fácil.

Apesar de todos que leram O Iluminado estarem focado na história de Dan, a narrativa principal se passa com uma menina chamada Abra, que, assim como Dan é uma menina iluminada, porém em uma proporção muito maior, a ponto de conseguir praticar telecinese, controlar os pensamentos das pessoas, ver espíritos e etc. Essa menina está sendo vigiada por um grupo a anos que se chama "O Verdadeiro Nó" esse grupo são como os espíritos do antigo Hotel Overlook, eles precisam de pessoas iluminadas para obter mais poder, a diferença é que, os integrantes do Verdadeiro Nó estão bem vivos e necessitam sugar a iluminação para sobreviver. Eles se alimentam de um valor que crianças iluminadas exalam, quando estão prestes a morrer. Rose, que é a lider do bando, descobre que Abra Stone tem uma grande carga desse vapor, e resolve ir atrás dela, para que ela seja ajudada, ela necessita de alguém que também tenha essa iluminação. É ai que Dan entra na vida e Abra e faz de tudo para protege-la dessas sangue sugas por iluminação.

Com certeza achei um ótimo trabalho do Stephen King, a premissa da história é boa, foi bastante objetiva e detalhada em momentos oportunos. O único problema, acho que foi o peso de ser "A continuação de O Iluminado" Essa obra é um clássico do terror, não consigo lembrar nenhum livro do tema terror, que me tenha prendido mais que o ex alcoólatra que tenta matar esposa e filho com um machado. Doutor Sono é muito bom, porém, é uma obra jogada mais para o suspense. Digo isso pois, das 480 páginas, li apenas uma cena que considero terror.

Por outro lado, como um fã fervoroso dessa obra, achei sensacional saber a continuação da vida de Danny. Seus problemas com a iluminação depois do Overlook, e sua vida pessoal sendo estragada pelo álcool, tornando-se um cópia idêntica de seu pai, foram os pontos que considerei mais interessantes no livro. A observação de Stephen King no final do livro também me fez tirar o chapéu, pois vale considerar que, é necessário muita coragem para dar continuidade a uma obra da grandiosidade do Iluminado.

"Será que escrevi o livro com insegurança? Podem acreditar que sim."  Stephen King falando sobre o Doutor Sono.

0 comentários :

Postar um comentário