{Resenha} Monstros Invisíveis



Título: Monstros Invisíveis
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Rocco 
ISBN: 9788532524119
Número de Páginas: 255
Ano: 2009
Classificação: 
Após sofrer um suspeito acidente de carro que destrói seu rosto, Shannon conhece Brandy Alexander, dona de uma natureza tão glamourosa que a convence a cruzar os Estados Unidos em uma orgia de crimes e vingança contra aqueles que supostamente forjaram a sua desgraça. No melhor estilo Palahniuk. MONSTROS INVÍSIVEIS é uma poderosa crítica a nossa sociedade.




Em uma entrevista, o autor Chuck Palahniuk disse que seu primeiro livro publicado era para ter sido Monstros Invisíveis, porém, a obra foi rejeitada pelas editoras por considerarem o livro muito "pesado". Sinceramente eu entendo porque. No começo do livro já damos de cara com a história de uma modelo que perde a mandíbula em um acidente de carro. Acredito que todos os personagens da obra são viciados em remédios tarja preta e o autor aborda bastante o tema sobre doenças sexualmente transmissíveis. Com todas essas qualidades, o livro não foi aceito e mais tarde o autor veio a publicar um livro mais light (mas não menos pior) chamado Clube da Luta quebrei as duas primeiras regras.

A história do livro em si, e as constantes críticas que o autor faz contra uma sociedade extremamente fútil com seus padrões de beleza e tão profundas quanto uma colher de chá, fizeram mudar o modo como vejo algumas coisas. Seria meu livro favorito, se não tivesse um pequeno problema. Eu não entendi a metade do livro. Sim, eu não entendi e acredito que isso mostre que o autor ainda estava "cru". Todos que já leram algum livro do autor, sabe que suas obras não possui uma linha do tempo definida. Ele mescla presente com futuro, com passado, depois volta no presente, vai pro passado e assim caminha. Esse modo de escrever é extremamente difícil, pelo fato do leitor se embananar com essa timeline e não entender a história. Muito menos a mensagem. Chuck Palahniuk foi brilhante quando usou essa técnica em Clube da Luta e Sobrevivente, mas em Monstros Invisíveis me deixou bastante confuso e mostrou sua inexperiência como escritor.

Vários fatos improváveis circulam ao redor da protagonista, mas achei interessante suas descobertas no decorrer do livro, por mais absurdas que fossem. São revelações que me fizeram ficar embasbacado, por não ter nem passado pela minha cabeça que as peças da história se fechariam de forma tão inesperada e original. Ponto pro Palahniuk!

Não sei porque, mas tenho a sensação que seria um ótimo filme. Talvez a história não coube tão bem no livro, mas daria um excelente longa metragem. Gostaria de ver uma mulher sem mandíbula, traficante de remédios e matando uma galera no cinema.


"Eu queria uma maneira de enfeiar instantaneamente. Eu estava cansada de ser uma forma de vida inferior simplesmente por causa da beleza. De viver a custa da minha aparência. De trapacear. De nunca conseguir realizar algo verdadeiro, mas receber atenção e reconhecimento mesmo assim. Eu estava presa na beleza. Com minha motivação roubada. "

0 comentários :

Postar um comentário