{Resenha} Clube da Luta



Título: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa Brasil
ISBN: 9788580444490
Número de páginas: 272
Ano: 2012
Classificação: 


Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. O livro foi filmado em 1999, Por David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que possui duas nomeações ao Oscar, que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter.

Provavelmente você já deve ter assistido o clássico filme do diretor David Fincher. Caso você não tenha assistido, pare de ler essa resenha e assista agora! Garanto que você não se arrependerá. Para você que já assistiu, tenho uma dica que talvez desperte sua curiosidade: O livro e o filme são bastante parecidos, entretanto, ambos contém finais diferentes.

A história é contada em primeira pessoa, pelo protagonista que não tem nome (não, Jack não é o nome dele) ele sofre de uma doença do sono chamada narcolepsia, o reflexo dessa doença se da pela depressão que ele possuí com seu emprego, família e consigo mesmo. O Clube da Luta não se trata sobre ganhar ou perder, o Clube da Luta é uma forma de dar uma alternativa de padrão social,fora da sociedade.

Confesso que essa foi a primeira vez que o filme tenha me agradado mais que o livro. Talvez seja pelo fato de eu ter assistido o filme antes, e as duas obras serem bastante parecidas, mas sem sombra de dúvidas, o livro é um prato cheio para quem gosta de críticas à sociedade assim como eu sendo escrita de forma genial pelo autor Chuck Palaniuk, que nos da uma aula de redação e construção de personagens elaborados.

Em todos os momentos do livro, existem diversas frases de efeito, com pesadas críticas a sociedade. Assim como todas as obras de Chuck Palahniuk, Clube da Luta não segue uma timeline linear, uma página com quatro parágrafos da história pode abordar presente, passado e futuro(não exatamente nessa ordem) de forma muito tranquila, sem deixar o leitor confuso.

0 comentários :

Postar um comentário