{Resenha} A Seleção



Título: A Seleção (A Seleção #1)
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Tradução: Cristian Clemente
ISBN: 9788565765015
Número de Páginas: 368
Ano: 2012
Classificação: 

Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar.

Os contos de fadas sempre fizeram parte das nossas vidas e eu, particularmente, sempre fui bastante fã, principalmente dos filmes clássicos da Disney, porém, já pensaram em como seria misturar toda a atmosfera desses contos com a situação tribulosa de um país num período distópico? A Seleção é isso e ainda mais um pouco.

Num futuro distante, num país chamando Illéa, um país jovem com um sociedade divida em castas, situado onde são os Estados Unidos hoje, sempre quando um príncipe completa 19 anos há uma seleção para que ele selecione sua futura esposa. Essa seleção é composta por 35 garotas, de 16 à 20 anos, dispersas pelos vários cantos do país e castas. É o sonho de qualquer garota disputar pela atenção e pela mão do príncipe, menos o de America Singer.

America é uma Cinco. É uma artista. Desde o seu nascimento está destinada a cantar e tocar instrumentos em festas assim como toda a sua família e o resto de sua casta. Ela mantém um relacionamento secreto com Aspen Leger, um Seis, pois sua mãe quer que ela suba de casta, não ao contrário, portanto, proibiria se soubesse... Mas o amor é maior. Os dois possuem planos de uma vida futura juntos, mas tais pensamentos se abalam depois do anúncio da Seleção.

Tanto Aspen quanto a mãe de America visam um futuro melhor para a garota e conseguem convencê-la a se inscrever, mesmo contra a sua vontade, e, por ironia do destino, ela acaba sendo uma das 35 garotas selecionadas. E é aí que o pesadelo começa – pelo menos para America Singer.

Ao decorrer do livro acompanhamos a estadia de America no castelo e o seu relacionamento com o príncipe, com as outras candidatas e com suas criadas, que merecem um grande destaque. Ela ainda está bem confusa perante a situação em que se encontra. Pensamentos batalhando em sua cabeça. Fica pensando em Aspen, mas ao mesmo tempo começa a esquecê-lo na presença de Maxon. America está uma bagunça em A Seleção, mas que, gradativamente, vai se achando.

Por mais que seja rotulado como distopia, A Seleção está muito mais para um romance. É certo que a sociedade é dividida em castas, há um governo de certa forma totalitário, ataques rebeldes, porém, o foco de Kiera Cass é na relação de America Singer com Maxon e com Aspen, nos seus pensamentos e na sua adaptação na Seleção. Mas, mesmo com esse rótulo um pouco equivocado, a leitura de cada página é válida. Uma experiência diferente dos outros livros de romance que conhecemos. Super recomendo. 

Um comentário :