{Resenha} Feitiço



Título: Feitiço (Sagas Encantadas #2)
Autor: Sarah Pinborough
Editora: Única
ISBN: 9788567028057
Número de Páginas: 248
Ano: 2013
Classificação: 
Série:  Livro 1: Veneno

Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!

Princesas, príncipes, madrastas malvadas... Todos nós conhecemos muito bem os seus perfis, porém, Sarah Pinborough os colocou num liquidificador e misturou tudo, resultando nos personagens mais humanamente possíveis num enredo ainda melhor do que o do primeiro livro.

Nessa continuação temos como personagem principal Cinderela. Esqueça a estória original, ouviu? Esqueça! Lembre apenas do básico, mas o básico mesmo. No trabalho de Sarah, a príncesa meiga e tão sofrida recebe um dos sete pecados capitais: a inveja. 

Depois de seu pai ter convencido a madrasta a largar o seu marido rico e casar com ele (o pai não morre dessa vez, mas não acaba adiantando nada para a pobre princesa), Cinderela fica responsável por cuidar do lar, assumindo seu papel de gata borralheira. Sua vida inteira limpando cada quarto  e sonhando com uma vida ao lado do príncipe até que fica sabendo do baile de três dias. O baile em que o príncipe escolherá sua noiva. Isso cria grandes esperanças em seu coração, mas como esperado, somente sua irmã e madrasta são convidadas, afinal Cinderela não era de alto nascimento.

Após o ocorrido, uma fada madrinha (não tão madrinha assim) vem lhe "ajudar", dando-lhe três nozes: uma para a transformação no segundo dia, uma para o terceiro e a última como válvula de escape, caso necessário. Porém, toda essa ajuda não vem de graça: Cinderela deverá vasculhar os cantos do castelo atrás de algo que a fada madrinha quer.

Ao ler as páginas, percebemos o quanto os perfis dos personagens são diferentes dos da estória original. Morando apenas com uma irmã (a outra já se casou), Cinderela tem inveja de tudo, principalmente de algo relacionado ao baile ou ao príncipe, capaz até mesmo de desejar o mal à sua irmã; Já a irmã, Rose, não é uma megera, mas sim amável; a madrasta só pensa em recuperar sua posição na corte.

Sobre as "partes adultas", Sarah conseguiu amenizar e deixar um pouco menos exagerado, mas confesso que, na primeira aparição, é meio que chocante, talvez por se tratar das princesas ingênuas as quais estávamos familiarizados.

No momento em que comprei os livros, pensei que cada um contasse uma releitura de um conto, porém, ao terminar esse, vi que eles estão interligados, criando uma trama muito envolvente e original, quase sem falhas.

Com uma diagramação magnífica, assim com em Veneno, Feitiço não fica para trás, mas avança muito! Digno de uma salva de palmas. Se ainda não leu, não espere mais nada para começar.
   

0 comentários :

Postar um comentário