{Resenha} A Cabana




Título: A Cabana
Autor: William P. Young
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296363
Número de Páginas: 240
Ano: 2008
Skoob | Onde comprar?

A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe... leia mais uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

Era para eu ter lido esse livro há um bom tempo, e, graças à Maratona Literária, finalmente consegui. Só me arrependo por não ter feito isso antes.

A história é sobre Mackenzie Allen Phillip (Mack), que durante as férias em família, teve sua filha mais nova raptada e, consequentemente, assassinada numa cabana. Isso devastou a vida de Mack, deixando-o viver na presença da "Grande Tristeza" constantemente, até que, num certo dia, ele recebe uma carta sem endereço com o seguinte bilhete:

Mackenzie
Já faz um tempo. Senti sua falta.
Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar.
Papai

Primeiramente, Mack pensa que seria uma brincadeira de mau gosto, tanto que liga para os correios para saber se o carteiro já passou por lá e, para sua surpresa, descobre que não. Posteriormente, ele pensa na possibilidade de ser um bilhete de Deus, já que está assinado com o nome com qual Nan, sua esposa, o chama, mas considera a ideia impossível.

Durante dia e noite, as palavras do bilhete permaneceram em sua mente. Mack sempre à procura de uma resposta capaz de justificar aquele bilhete... Até que desiste de pensar e começa a agir: vai à Cabana.

Na Cabana, Mack se depara com três personagens humanos: Papai, Jesus e Saraiyu; que, ao decorrer do livro, transmitem reflexões muito interessantes, submetendo Mack à várias situações para que o entendimento seja garantido.

Os ambientes criados pelo autor são tão magníficos que até mesmo palavra "magnifíco" é incapaz de descrevê-los, tornando a obra ainda mais bela.

Acredito que muitas pessoas não optam pela leitura por pensar ser sobre religião, afinal, eu comecei a leitura com esse pensamento. Mas, ao terminar de ler, vi que não tem nada sobre religião, e arrisco a dizer que também não é sobre Deus, mas sim uma análise da humanidade a partir dos olhos divinos, em diversos aspectos. Uma análise tão verdadeira, que, mesmo não tendo sofrido uma perda como a de Mack, é uma carapuça que serve à todos.

Acho que este foi um dos livros mais lindos e realistas que eu já li. Pra mim, A Cabana deveria ser lido por cada habitante dessa Terra, obrigatoriamente, pelo menos uma vez na vida.

Obs: A Summit Entertainment adquiriu os direitos de autoria para adaptá-lo (!!!!!).

Avaliação: 5.0 de 5.0
  

2 comentários :

  1. Faz muitos anos que me aventurei pelas páginas desse livro, e verdadeiramente ele me ensinou muito. Ensinamentos que vieram a fortificar outros que eu já detinha.
    É um dos meus livros preferidos. Eu verdadeiramente tive a oportunidade de apreciar, conhecer e entender essa obra prima.
    Fico muito feliz de saber que ainda há jovens que se aventuram por suas páginas, compartilho da sua opinião que todos devem ler esse livro, e ir muito além dele.

    Uma linda resenha, Parabéns!

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Também acho que todos deviam ler esse livro. É uma experiência e tanto...

    ResponderExcluir