{Crítica} Amor



Quando se fala em filme europeu, a imagem que vem pela nossa cabeça é sempre a mesma: filmes quietos, parados ao extremo, sem trilha sonora e com uma pegada cult; mas o drama francês "Amor" tem um tempero a mais, um elemento que o torna "diferente" de todos os outros.

Pelo título do filme, imaginamos que o seja sobre um casal que se ama e fica esbanjando seu amor por todos os cantos da cidade, porém, não é nada disso que o filme fala a respeito. A definição da palavra amor apresentada no filme é completamente diferente do que estamos acostumados.

O enredo é sobre um casal de idosos formado por Georges e Anne, em que acompanhamos a rotina de suas vidas de uma uma forma lenta e gradual. Vivendo sozinhos em casa, o casal começa a enfrentar problemas quando Anne sofre um derrame. É a partir desses problemas que Haneke, diretor do filme, nos apresenta sua definição de amor.

Quando Anne está passando pelos problemas da doença juntamente com o marido, as cenas começam a ficar quase impossíveis de se assistir sem sentir nada – confesso que tiveram cenas que não consegui ver por conta de muita aflição e tive que fechar os olhos –, portanto, esteja preparado para ficar chocado – ou não.

Paciência. Se for assistir ao filme, o ingrediente principal é a paciência, porque como o filme é bem parado, os diálogos entre os personagens não acrescentam "nada", pois o ponto principal de Amor é a definição do sentimento, sendo assim, o drama é um filme conceito, feito para nos mostrar que amor não é só aquela coisa em que vemos em comédias românticas ou filmes à la Nicholas Sparks. O amor não é simples. O amor não é fácil.

Indicado a duas categorias do Oscar, acredito que Amor tem grandes chances de receber pelo menos uma, a de Melhor Filme Estrangeiro.



Título: Amor (Amour)
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert, William Shimell
Direção: Michael Haneke
Gênero: Drama
Duração: 127 min.
Classificação: 14 Anos
Avaliação: 3,5/5

4 comentários :

  1. Não gosto de filmes parados, muito menos de drama. Acho que não funciona comigo, não o "drama" em geral, apenas aqueles dramas que demoram um século pra passar uma mensagem que poderia ser transmitida em pouco mais de uma hora. Esse é o grande erro de certos dramas. As Aventuras de Pi é um drama que consegue te prender, e em poucas horas te transmitir conceitos. "Amor" pode ser um filme chocante e emocionante, mas no momento passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joshua! Tudo bom?
      Eu assisti o filme um pouco animado e achei bem legal na primeira hora, mas acho que mais de 2h de filme para é realmente demais... Mas acredito que valha a pena conferir, ou tentar, pelo menos Haha

      Excluir
  2. Eu não acho que a Emmanuelle Riva vai ganhar o Oscar de melhor atriz, mas estou torcendo para que Amor ganhe o premio de mulher filme estrangeiro.

    Felipe
    www.estacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não acho que ela vá ganhar o Oscar de Melhor Atriz, mas é inegável que ela fez uma ótima atuação!

      Excluir